sexta-feira, 18 de março de 2011

Tatiana Belinky 92 anos

Hoje, 18 de Março é dia de cantar parabéns para a querida Tatiana Belinky! Ela completa 92 anos de idade em plena semana da poesia e com o humor e a língua afiada como a da boneca Emília, de Monteiro Lobato! Personagem, que Tatiana já declarou inúmeras vezes, ser muito parecida com ela mesma! Tatiana não se cansa de festejar, hoje me contou que antes fazia festa a cada 10 anos, mas que agora celebra cada novo ano com muita alegria! Mas a alegria maior é nossa! Afinal é sempre muito bom saber que esta espevitada escritora, que trocou a Rússia pelo Brasil quando tinha 10 anos de idade ainda apronta das suas e inventa muitas histórias! Tatiana é imortal da Academia Paulista de Letras e brinca com isso também: "Viu só como estou levando isso de ser imortal á sério?!"

A rainha dos limeriques, versos popularizados por ela aqui no Brasil, tem energia pra dar e vender e uma lucidez encantadora diante de tudo. Tatiana ainda visita muitas escolas para conversar com seus leitores e não esconde que isso a faz se sentir viva e disposta.
Este ano a danada será a patronese e a grande homenageada da Flipoços, a Festa Literária de Poços de Caldas e está bem empolgada, afinal adora mesmo uma festa e se tem literatura e poesia ainda... Muito melhor!

Em 2009 organizei aqui no blog um Concurso de limeriques e de desenhos de bruxa para homenagear os 90 anos da Tati, como ela adora ser chamada. O Ilustrador André Neves mandou uma linda ilustração sua, o escritor Leo Cunha escreveu um Limerique e gente miúda e graúda de tudo que é canto do país e até do Congo, de Portugal e da Espanha, mandou trabalhos. Foi tudo parar numa caixa que entreguei a ela, no mesmo ano!
Fui à casa dela, onde fui recebida com carinho, café, um papo delicioso e aconchego de um cachorro simpático e bonachão, que com certeza puxou à dona! Era um fim de tarde meio cinza em SP, mas que pra mim ganhou todas as cores do mundo!
A mestra das palavras leu meus livros...
Fez uma análise grafotécnica da minha letra...

E de tão encantada que ficou com a história que fiz com o Felipe sobre o "contrário do Pinóquio", que ainda estava rabiscada em um dos meus tantos caderninhos, onde planto sementes de imaginação, falou que queria apresentar o livro quando ele saísse. O Menino que virou fantoche foi publicado e eu tenho a honra de ter o livro apresentado por ela com um texto divertido, como a própria Tatiana, na quata capa. O livro tem ilustrações da Meri e saiu pela Franco Editora, foi de presente pra Tatiana com o autógrafo orgulhoso do Felipe. No mesmo pacote foi o o livro-cd História pra boi casar, il. Mariana Zanetti, Peirópolis, que também saiu no ano passado.
Ao comentar os presentes hoje, Tatiana disse que adorou a dedicatória do Felipe e todo o clima da história do boi da cara amarela que foge pra casar com a vaca que pulou a janela: "Tem o meu espírito essa história, adoro essas brincadeiras, adorei a mistura de tudo e ainda vou lhe contar que amarelo é a minha cor preferida!"
Ela é que é a preferida, não é? E de um monte de leitores apaixonados!
Parabéns, Tati Belinky, muitos livros de vida!

8 comentários:

Jaque Flores disse...

Que gracinha! Parabéns pra Nossa querida Tati...
idade linda e cheia de energia...dá pra ver nos olhos dela...
como a literatura rejuvenesce as pessoas!

Beijocas

Maristela Melo disse...

Felicidades para uma vida tão feliz!!
Que Deus abençoe cada palavra escrita por Tatiana .Beijos

Maristela do blog http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

Sandra Ronca disse...

Legal, Alessandra, não sabia desta quarta capa. Parabéns! Tentei ler, mas não deu, tem transcrita onde?

beijos.

CRISTINA SÁ disse...

Alessandra,
Adorável post. Linda homenagem.
PARABÉNS! TATIANA BELINK
Alessandra, sou sua mais nova
seguidora. Voltarei para ver as
postagens antigas, que são muitas.
Não quero perder nada.
um bj
http://cristinasaliteraturainfantil
ejuvenil.blogspot.com

Alessandra Roscoe disse...

Sandrinha,
Acho que tem aqui no blog num post mais antigo, mas vou procurar e mando pra você por e-mail, assim que desafogar um pouco do corre-corre!
beijo e saudade!

Alessandra Roscoe disse...

Flowers,
A Tatiana é uma fofa, mesmo e apaixonante!
Beijo.

Alessandra Roscoe disse...

Cristina, é uma alegria ter você por aqui! Volte sempre!
Beijocas!

Alessandra Roscoe disse...

Maristela,
Ela é uma abençoada e nós também por termos a maravilha que é a obra da Tatiana!
Beijo!