segunda-feira, 28 de março de 2011

Dica de Leitura

Este é um livro pra se ler, ouvir,cheirar, tocar e sentir o gosto. Uma verdadeira viagem sensorial. O livro negro das cores das venezuelanas Menena Cottin e Rosana Faría é surpreendente em todos os sentidos, arrebatador e apaixonante. Premiado na Feira de Bolonha de 2007, o livro chegou ao Brasil numa bonita edição da Pallas.


Cada página nos revela uma surpresa e incita o imaginário... Faz acreditar que mesmo sem nenhuma cor além do preto e do branco é possível  representar o arco-íris, mais que isso, mostrar mesmo o que vai além da visão! Com texto em letras brancas impresso em papel preto e também em Braile e um projeto gráfico ousado, o livro fisga o leitor. As ilustrações são todas em verniz e em alto relevo pra que se possa tatear o universo que autora e ilustradora partilham com o leitor. A página que mais me encantou foi a que representa a chuva... Senti o cheiro da terra molhada e os olhos que buscam ver o que está, viram muito mais!

O livro é encantador e cada leitura nos conduz a uma viagem diferente: ora é a lembrança que ativa campos esquecidos, ora é a percepção que nos faz encontrar outro segredo e sempre as sensações mudam.
                                                             Cada página tem uma cor...



                                                  E, se nos permitirmos, infinitos tons! O livro negro das cores é uma experiência inesquecível, há três dias, não consigo deixar de pensar na beleza e na poesia que o livro imprimiu em meu coração e em minha alma!

Nenhum comentário: