terça-feira, 15 de março de 2011

Sabedoria infantil

As tiradas dos pequenos sempre me enchem de esperança e leveza! No último sábado, participei da Feira de Livros de uma escola que adotou títulos meus aqui em Brasília. Fui conversar com as crianças e contar histórias. Enquanto eu me apresentava percebi um garoto do alto dos seus oito, nove anos, literalmente mergulhado nas páginas de meu primeiro livro: A menina que pescava estrelas, que tem texto meu e da minha filha mais velha Beatriz Roscoe Cavalcante, ilustrado por ela e publicado pela Editora Elementar. Tenho um carinho muito especial pelo livro, que já virou animação para o cinema e me deu muitas, mas muitas alegrias. Hoje recebi o e-mail do Pedro, que soube agora, tem mesmo nove anos e passei a guardar mais uma alegria provocada pelo livro. Ele disse que não conseguiu parar de ler o livro e até pediu desculpas por ter sido "mal educado" de ficar lendo enquanto eu falava e contava histórias. No fim da mensagem ele me surpreendeu com o seguinte comentário:

"Sabe o que eu detesto nos livros bons? É que eles acabam. A gente sabe e sente na mão que vai ficando fininho do lado do fim e dá vontade de enrolar, de demorar mais, de esticar o tempo das páginas, de não acabar mesmo. só que não tem jeito porque a gente também fica morrendo de vontade de saber o fim da história. Aí quando chega o fim dá uma saudade e não adianta só ler de novo, num sei explicar! Eu queria saber as histórias sem ter que terminar os livros bons, mas não dá né?"

Acho que vou ter que escrever uma história que comece pelo fim, Pedro! Assim você não terá que correr e poderá "enrolar" o quanto quiser para chegar até o ponto final. Também sinto como você, quando a leitura é apaixonante demais eu fico deixando pra mais tarde o fim. Mas sabe? Acho que a gente tem o direito de saborear com o tempo que quiser cada uma das nossas histórias lidas e o bom do livro é que podemos começar de novo quantas vezes desejarmos, não é?
Adorei seu e-mail, adorei conhecer você e saber que meus livros fazem você ter vontade de "enrolar" pra chegar no fim!

2 comentários:

Romont Willy disse...

Não é que o garoto tem razão??

Ale Dias disse...

Lê, Ana Luísa ontem sentiu na pele o q o seu aluninho sentiu... e eu a mesma emoção q vc... ela leu - quase sozinha - o primeiro livro da vida dela... Mico Maneco... ela "queria" desistir, virava a pág, via a figura e se esforçava p ler e saber o ocorrido... qdo chegou ao fim ela fez carinha de tristeza... já acabou? Quase chorei...