quinta-feira, 24 de março de 2011

Alguns ensinamentos do mestre Bartolomeu...



Num dos nossos encontros! Luiza que ouviu desde a barriga minhas leituras da obra de Bartolomeu, principalmente Indez e História em 3 atos, aconchegada neste abraço carinhoso! A foto foi tirada durante o 11º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil no Rio de Janeiro, em 2009.


"A vida é uma questão de costura. Viver é alinhavar, é saber amarrar as coisas, por isso a profissão de alfaiate me encanta."

"Meu avô Joaquim tinha mania de escrever tudo o que acontecia nas paredes da casa dele. A parede era um bordado. Muitas palavras que eu lia na parede, escrevia depois com pedaços de carvão no quintal. Aprendi a escrever e ler com ele, brincando."

"Moro no apartamento que foi da Henriqueta Lisboa, moro só. Eu e a alma da Henriqueta. Eu peço pra ela aparecer, mas ela ainda não apareceu, talvez em sonho, acho até que vou passar a dormir de óculos pra ver se enxergo melhor o sonho!"

"Hoje eu não quero nada além do que eu tenho, acho que este é um privilégio da idade. Ter como companheira a solidão é de uma lucidez que vale a pena."

"Minha mãe morreu com 33 anos de câncer. Ela não queria morrer, o tratamento naquela época era nenhum e a gente em casa sabia quando ela estava com muita dor, porque nestes momentos, ela que era soprano, sentava-se na cama e cantava lindamente. Quando minha dor é grande demais, eu que não sei cantar, escrevo."

"Minha irmã fala que o que a família esconde, eu vendo (risos)."

"Escrever é não apagar nunca mais"

"Minha mãe pintava as galinhas com anilinas de doce e aquele arco-íris que morava na cabeça dela fazia a festa em casa"

"Brincar encurta caminho, dizia a mãe" (Indez)

Nenhum comentário: