Foi lá, na Casa que dizem ser a casa do povo, na Câmara dos Deputados que tudo aconteceu. Era uma exposição sobre a importância da Biblioteca Escolar para a formação de leitores! Eles os leitores, crianças de escolas públicas do Distrito Federal, chegaram comportados, mas com o barulho e a alegria que não conseguiam conter, ainda bem! E transformaram o cenário sisudo da Casa, sempre repleta de políticos, numa grande festa. Claro que eu entrei no clima da festa: esparramei, minhas malas e tapetes pelo chão e deixei a fantasia invadir aquela tarde!
A meninada, também no chão e muitíssimo á vontade ouviu as histórias de meus livros e adorou saber detalhes de como cada uma delas surgiu. A fada emburrada, que tem ilustrações de Romont Willy e foi publicada pela Elementar, fez sucesso entre os pequenos. Eles não conseguiram imaginar a "musa inspiradora" da história tão mal humorada e emburrada, sem dar muitas gargalhadas!
Quem passava pelos corredores do anexo II da Câmara, onde tudo aconteceu, dava um jeito de encostar, ou até de registrar, afinal não é todo dia que a política cede espaço ao sonho!
Claro que também cantamos histórias, os hits da tarde foram a balada da Fada Emburrada e o Baião do Jacaré Bilé, que por sinal, acaba de sair em CD com a nova edição do livro O jacaré Bilé, ilustrações de Ítalo Cajueiro, Editora Biruta! Ali, no chão, encostados na parede ou simplesmente passando, funcionários e até alguns parlamentares arriscaram soltar a voz para cantarolar o refrão: Bilé, bilé, bilé, que jacará, "mané"... Bilé, bilé, bilé, de dia nunca está de pé"
Teve ainda história sensorial, no livro gigante, criação da Claudinha Weber, em que os cinco sentidos são presenteados e a história do livro O jardim encantado, com ilustrações de Beatriz Roscoe Cavalcante da Franco Editora, literalmente salta aos olhos e ganha vida em 3D.
Depois de mais de uma hora de roda de histórias e cantigas, conversas e muita diversão, a meninada se apossou da mala dos livros e eu ganhei o dia, com meus livros e personagens todos nas mãos de quem deveriam estar sempre: de suas Excelências, os leitores!
Um comentário:
Olha! Você usou o livrão do jardim encantado! Que milagre! Quando vai usar de novo, hein? Beijos sua filha!
Postar um comentário