quinta-feira, 10 de março de 2011

Partilhar leituras...

Nada melhor do que partilhar emoções, caminhos, vivências. Em casa, temos experimentado a delícia de dividir nossas experiências literárias. As crianças indicam leituras que as arrebataram e nós encontramos verdadeiros tesouros entre as páginas que temos descoberto juntos. E é incrível o poder que tem a literatura de suavizar conflitos, construir mundos e elos! Decobri neste feriado de carnaval um livro maravilhoso, que li num dia e que reúne duas de minhas paixões: as letras e a música. Leo e as caixas de música, de Ricardo Prado é um romance infanto juvenil escrito com maestria por quem entende bem de arte e música. O autor é músico, fundador da Escola de Música Villa-Lobos e nos presenteia com uma narrativa instigante de um garoto em plena adolescência que se considera abandonado pelos país, obrigados a mudar de país.




 O pai é diplomata e vai assumir a embaixada do Brasil em Praga, na Tchecoslováquia. Como a transferência acontece no meio do ano, Leo, o garoto da história fica no Rio, morando com a avó, para não perder o ano. Revoltado e em plena crise de adolescência, o menino descobre pelas mâos da avó um tesouro inesperado, caixas de discos que foram dos avós e dos pais e a música faz toda a diferença e vai narrando uma história repleta de encantamento e descobertas sobre a vida, a juventude do pai, a personalidade de mitos do Rock. O livro já entrou na fila das próximas leituras da Bia, do Orlando e até do Felipe. Luiza se contentou em viajar pelo site criado pelo autor para apresentar as músicas que cita na história, site que você também pode conhecer aqui
Leo e as caixas de música é da Casa da Palavra e é simplesmente imperdível pra quem gosta de boa literatura e ainda mais pra quem adora música!

Um comentário:

Bia Roscoe disse...

Mãe, fica calma e espera um pouquinho, que eu ainda vou ler esse livro.
Beijos estelados
Bia