segunda-feira, 30 de março de 2009

Dica de Leitura

A Dica de leitura de hoje é muito especial e dupla, aliás infinita. Os livros que indico são da escritora Regina Gulla, uma inventadora de histórias maravilhosas e que mais do que amar as histórias e os livros, ama a palavra. Regina comanda em São Paulo o Ateliê da escrita Gato de Máscara, uma oficina de criação literária que está sempre a todo vapor, inventando alguma moda e das boas. Bom ,primeiro vamos aos livros. Os dois que indico para a semana foram publicados pela editora DCL:

Toda criança, ao nascer, ganha uma prenda para toda a vida - um zelador. Não um zelador como o dos prédios, mas, sim, um zelador de sonhos. O zelador de sonhos desta história não usa calça, camisa e nem gravata. Ele é assim: todo colorido. Apareceu na noite de gelo que se fez de repente dentro de Gabriel, quando seus pais foram cada um para um lado. De poesia e prosa se faz o texto deRegina Gulla sobre um assunto tão delicado para as crianças: a separação dos pais. As ilustrações de Ionit Zilberman levam o leitor para os sonhos de Gabriel, sem que o menino perceba. O livro trata dos sentimentos da criança em relação à separação dos pais de forma suave e poética.


Depois de uma conversa com o vento, a menina deste livro descobre que as histórias nascem em um lugar imenso, onde repousam os acontecimentos, e imagina que esse lugar pode ser a memória de sua avó. Em A Pele dos Livros, Regina Gulla homenageia as avós. Verdadeiras contadoras de histórias que são, elas parecem mesmo com uma arca, uma caixa de conversa. Só faltam ser escritas com tinta para se tornarem livro... Só que as folhas dos livros são lisinhas, bem recortadas, e a avó desta história não é assim, tem pele enrugada, com babadinhos na beirada. O ilustrador Miadaira compartilha dessa homenagem com desenhos que aguçam a imaginação.
E por falar em aguçar a imaginação, que tal experimentar fazer seu próprio livro? Reginna deu a largada numa iniciativa super bacana para a criação de uma
Biblioteca Interativa que funciona on-line.
Você entra no site http://www.gato-de-mascara.com.br/ e se BILIGA com ela, pode escrever na hora a sua história ou se preferir ilustrar um texto. BILIGA é a sigla de Biblioteca de Inventação Interativa Gato de Máscara e quem explica melhor o seu funcionamento, é a própria Regina:
"A BILIGA é um sonho meu antigo, de ver pessoas que não são profissionais experimentando o prazer de escrever e ilustrar. A idéia é levar as histórias para quem não tem livro por perto, para as escolas que usam jogos em computador, enfim... Avisem os sobrinhos, os amiguinhos, vizinhos novos e velhinhos, mandem o site para estimulá-los a escrever histórias (não deixem que adormeca a imaginação, imaginação dorminhoca pode enferrujar... E dono de imaginação enferrujada fica rabujento e malvado)."
Gostou? Então, ´ta esperando o quê? Corre, vai lá e se liga na Biliga!

2 comentários:

Fátima Campilho disse...

Só conhecia a "Pele", é realmente muito bom!
Você ganhou um selo violeta.Veja lá no meu blog.
Abraços.

Alessandra Roscoe disse...

Os livros são lindos, Fátima e o projeto da Biliga mais ainda! Regina é realmente muito especial. Depois vou lá ver o selo violeta. Muito obrigada!
Um beijo.