terça-feira, 17 de março de 2009

Concurso Cultural Contos Cantos e Encantos

Contos, cantos e encantos está em festa para comemorar os 90 anos de Tatiana Belinky, amanhã aqui , uma entrevista exclusiva com a escritora que fala da infância, da sua obra e de suas peraltices. Tatiana contou que além de bruxas e gatos, adora bananas, falou de seus livros, de suas preferências e contou histórias deliciosas da própria vida. Hoje, com a ajuda de alguns amigos queridos decidi dar a largada para o primeiro concurso cultural do blog, um concurso de desenhos de bruxa e de limeriques ( pequenos poemas com cinco versos, que falam sobre coisas malucas e nos quais os primeiros, segundos e quintos versos terminam com a mesma rima e têm os terceiros e quartos versos, mais curtos que os outros, com rimas diferentes) Não entendeu? Então veja como funciona: o escritor Leo Cunha http://leocunha.jex.com.br/ fez um Limerique para Tatiana:

"Havia uma moça de São Petersburgo
que pra rimar era mesmo um absurdo:
domava qualquer limerique,
com rima louca e rima chique,
a moça que veio de São Petersburgo."

O ilustrador André Neves http://confabulandoimagens.blogspot.com/ também colaborou e para incentivar a turma do desenho manda esta bruxa bem simpática aí de baixo que está no livro Kimbalo da Editora Paulus com poemas de Elô Fernandes e Helô Bacichette.


Se você tem de 0 a 90 anos pode participar do concurso fazendo um desenho de Bruxa ou um Limerique e enviar para o e-mail: alessandraroscoe@uol.com.br e também para o seguinte endereço: Concurso Cantos, cantos e encantos Arco Iris Distribuidora Avenida W2 Sul Quadra 509 Bloco "A" Loja 53 - Brasília/DF CEP 70 560-310.
Uma comissão julgadora formada por escritores ( João Bosco Bezerra Bonfim, Lucília Garcez e Vera Lúcia Dias) e ilustradores ( Ítalo Cajueiro, Jô Oliveira e Romont Willy) vai selecionar os melhores trabalhos, que serão publicados aqui no blog e premiados com livros meus autografados e livros da Tatiana Belinky, também autografados. O prazo para o envio dos trabalhos é até 18 de abril. O resultado final será divulgado no dia 18 de Maio. A iniciativa tem o apoio da Casa de Autores, grupo de escritores de Brasília e da Arco-Iris Distribuidora de Livros. No fim do concurso, todos os desenhos e os poemas serão encaminhados para a própria Tatiana Belinky.

4 comentários:

Anônimo disse...

olá... sou neta da Tatiana e achei muito bacana a sua idéia.... posso pedir pra ela autgrafar uns livros para premiação!!! se quiser, entre em contato.... nybelinky@gmail.com

Vera Sant´Ana disse...

Olá

Sou dinamizadora de leitura da E.. Santa Terezinha, em Duque de Caxias. Adorei sua idéia. Como já havia programado um Concurso interno de Limeriques, pretendo selencionar os vencendores da escola e inscrever em seu Blog, que tal?

Adoro este tipo de incentivo em favor da Leitura.

Um abraço

Vera Sant´Ana
veralmsa@gmail.com
Leituraevida.blogspot.com

Alessandra Roscoe disse...

Nyrah,

Claro que quero os livros autografados, já tem muita gente entrando em contato pra mandar os desenhos e limeriques. Estou muito feliz com a repercussão do concurso.
Hoje será publicada a Conversa Informal com sua avó, uma deliciosa entrevista na qual falamos de tudo até de uma história sua, viu?
Grande abraço,

Alessandra Roscoe disse...

Vera,

Pode mandar os trabalhos das crianças da sua escola, será um prazer contar com a participação de vocês!
Um grande beijo pra você e para os seus poetas aí!