domingo, 22 de março de 2009

Esclarecimentos sobre o concurso do blog

Aos desavisados, aviso: A bruxa aí de baixo, que está no livro Kimbalo da Editora Paulus, não está concorrendo. Foi uma gentileza do amigo e ilustrador de mão cheia, André Neves, que não quis ficar fora da homenagem à querida Tatiana. Recebi alguns e-mails de pessoas já elegendo a ilustração da bruxa de ponta à cabeça como a vencedora. Não que André não mereça, mas foi convidado por mim, assim como o Leo Cunha, que fez o Limerique, para dar asas à imaginação dos participantes.


Mais dúvidas sobre o concurso em homenagem à Tatiana Belinky:


Dados necessários do participante:


Nome, idade, endereço completo, e-mail, escola onde estuda e profissão, no caso dos adultos. Se for ilustrados ou escritor, citar alguns trabalhos já realizados.

Todos os trabalhos precisam ser encaminhados para :

Concurso Cultural Contos, cantos e encantos

Avenida W2 Sul quadra 509 bloco A loja 54 Brasília -DF

CEP: 70 560-310


A participação é aberta às crianças e aos adultos, a premiação será distinta para as duas categorias. Serão contemplados os três melhores desenhos e os três melhores limeriques nas duas categorias, ou seja, ao todo doze trabalhos serão premiados.


E para quem ainda não entendeu o que é um limerique a própria homenageada esclarece, com a palavra Tatiana Belinky:


"O limerique é um estilo de verso inspirado numa cidade da Irlanda, Limerick, e desenvolvido pelo poeta Edward Lear. São cinco linhas, três versos rimando, o primeiro, o segundo e o quinto; o terceiro e o quarto, mais curtos, rimam entre si. Isso dá ritmo, é ótimo para fazer algumas brincadeiras. Aprendi na Playboy americana. Claro que o autor lá se valia do limerique de uma forma maliciosa. Mas aí eu pensei: posso brincar com isso de outra maneira. A idéia é ressaltar uma coisa que é o contrário do que penso, e a criança, que não é nada boba, vai entender direitinho. Olha este exemplo aqui:

Quem pensa que eu sou uma ogra

No seu pensamento malogra.

Língua bifurcada?

Só quando enfezada.

Porque eu sou mesmo é sogra."

Aprendeu? O escritor mineiro Leo Cunha mandou um Limerique especial para o Concurso, olha ele aí de novo:

"Havia uma moça de São Petersburgo

que para rimar era mesmo um absurdo:

domava qualquer limerique,

com rima louca e rima chique,

a moça de São Petersburgo."


Agora é a sua vez! Mande o seu trabalho até o dia 18 de abril de 2009 e concorra a livros autografados!

4 comentários:

Danilo Marques disse...

Oi...
Tem que mandar original, pelo correio?

Alessandra Roscoe disse...

Sim, Danilo!
É preciso mandar o original para o endereço citado e dirigido ao Concurso Cantos e Encantos, pois o endereço é da Distribuidora de Livros Arco-Iris que está apoiando o concurso. Há uma comissaõ julgadora para selecionar os três melhores em cada categoria. Espero seu trabalho, ok?!
Grande Abraço!

Luiza disse...

Alessandra, o Léo Cunha é amigo do meu pai, que é o Luiz Vicente, pergunta prá ele! Olha como é tudo tão pertinho, né? Beijo da Luiza.

Alessandra Roscoe disse...

O mundo todo é um cantinho, não é mesmo? Se brincar a gente até se conhece e não sabe, minha família tem raízes em BH. E você, não se animou com o concurso? Eu adoro o Léo Cunha, você conhece os livros dele? Gosto especialmente do Clave de Lua, que tem uns lindos poemas musicados.
muitas beijocas pra você, Luiza!
Viu as fotos da minha Luiza aqui? Ela é uma fofa! Deve ser "mal" de Luiza, né?!