quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública




Foi para uma plateia interessada e bastante afinada com a causa do livro e da leitura que o Deputado José Stédile ( PSB/RS), orgulhoso em seu primeiro mandato como Deputado Federal, anunciou na tarde de terça-feira 04/10 a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública. A Frente que já nasce com o apoio de mais de 200 deputados, chega para tentar mudar a situação de muitas bibliotecas públicas no país: pretende mobilizar forças, lutar por emendas e políticas públicas que realmente garantam o livre acesso ao livro e o aparelhamento de cada uma das Bibliotecas Públicas do país. É com grande esperança que vejo o tema passar a fazer parte da Ordem do Dia. Semana passada, na mesma Câmara Federal outra Frente Parlamentar foi relançada, a do Livro e da Leitura. Há muito trabalho, muitos desafios a vencer e uma realidade bem distinta da que sonhamos, mas ver que aos poucos começam a perceber que não há democracia sem acesso ao conhecimento é sinal dos bons! Foram emocionados os depoimentos dos especialistas convidados para compor a mesa durante a solenidade de lançamento da Frente em Defesa das Bibliotecas Públicas e dos parlamentares que ao lado de Stédile abraçaram a causa e decidiram não apenas assinar o documento de criação do grupo. Representantes dos Ministérios da Cultura e da Educação, da Câmara Rio Grandense do Livro, de Bibliotecas Públicas de Brasília e de outros estados, da Universidade de Brasília, de bibliotecários, bibliotecnomistas e, principalmente, leitores apaixonados, que sabem  a diferença que a literatura pode fazer na vida das pessoas, deixaram o Auditório Freitas Nobre, onde a Frente foi lançada, com a certeza de que algo está mudando e para melhor! Parabéns a todos que se empenharam e que apenas começam a sonhar juntos mais este sonho possível!

4 comentários:

Amanda Cristina disse...

Oi Alessandra! Em meio a milhares de e-mails, acabei perdendo o seu, mas vim em seu blog contar-lhe a novidade: lembra-se de ter enviado para mim três livros de sua autoria, para nossa parceria, não?
Então, amanhã estreia no blog o Festival de resenhas infantis com participação de Larissa Helena (minha irmã de seis anos) e escolhi os seus livros (que por sinal foram os que ela mais gostou) para esse início!

Bom, só quero lhe avisar que amanhã, às 14:30 estará no blog! Gostaria muito que pudesse dar uma olhada!


Beijinhos,
www.primeiro-livro.com

Fernanda Quintanilha disse...

Olá, estou fascinada pelo seu trabalho e à procura de uma parceira em Brasília. Como faço para entrar em contato? Gostaria de lhe mandar um e-mail com o meu projeto e conversar sobre uma possível parceria. Para saber um pouco mais pode acessar o meu site: www.ochadas5.com.br. Agradeço desde já a sua atenção. Abs,Fernanda Quintanilha

Alessandra Roscoe disse...

Que bacana, Amanda, vou lá ver, depois eu conto!
Beijo!

Alessandra Roscoe disse...

Fernanda,
Mande-me um e-mail
alessandraroscoe@uol.com.br

Grata,

Alessandra