terça-feira, 4 de outubro de 2011

Paracatu - MG

Cheguei a Paracatu num fim de tarde e logo me encantei com a cidade centenária cheia de cor e hospitalidade. Fui a convite do SESC e da Secretaria Municipal de Educação para participar da V Feira Lítero Cultural do Noroeste de Minas e ficaria pouco mais de 24 horas por lá. Cheguei no fim da tarde da quarta-feira 28/09 para trabalhar na quinta-feira, dia 29/09 e retornar no início da noite. Fiquei no próprio Sesc Laces, onde a Feira foi realizada, mas apesar do corre-corre e da agenda apertada de trabalho consegui, antes do retorno à Brasília,  num passeio bem rápido, conhecer o Centro Histórico da Cidade! Fiquei apaixonada! Paracatu respira história e cultura. É cidade de gente hospitaleira e orgulhosa de seu passado, do que faz no presente e da responsabilidade com que pensa o futuro!

A cidade tem 90 mil habitantes e foi considerada a Atenas Brasileira por sua ligação com a filosofia e a arte desde os seus primórdios... No próximo dia 20 de outubro, completa 213 anos e, claro se prepara para festejar!

Pelas ruas o novo e o antigo convivem harmoniosamente, mas no Centro, o casario, mesmo com as reformas, busca preservar a arquitura e as características que fizeram Paracatu ser tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

A Igreja Matriz é um dos cartões postais mais visitados.

Alguns becos preservam o calçamento de pedras e o clima de outros tempos

O artesanato está por todo lado...

E em tudo, Paracatu nos recebe com graciosidade e delicadeza!

A Casa de Cultura oferece cursos gratuitos para a comunidade e realiza Cafés Culturais com apresentações, debates, saraus, sempre acompanhados da deliciosa culinária mineira, apresentada aos visitantes com uma farta mesa de café colonial. Cheguei durante a preparação de um destes maravilhosos encontros em que o tema seria a história da cidade! Não pude ficar, infelizmente, mas pude perceber a dedicação de todos os envolvidos e a empolgação com um espaço tão vivo de arte e cultura!

Na Casa de Cultura, tudo é encantador, cada espaço, cada detalhe...

... das plantas à decoração, tudo faz sonhar!

Entre os cursos oferecidos durante todo o ano estão: pintura, violão, clarineta, piano e violino. Tudo de graça!

E na correira de minha visita ainda pude me deliciar com alguns encontros de gerações. A dupla aí da foto improvisava um chorinho, minha anfitriã, Elida Sueli, gerente geral do Sesc Laces, não resistiu, sentou ao piano e atacou de Chiquinha Gonzaga, uma surpresa para todos por lá! Adorei!

 Quis ficar na  Casa de Cultura!  Não fossem as obrigações e  agenda em Brasília eu teria adiado a volta só pra poder curtir o Café Cultural daquela quinta!

Terei que voltar com mais calma para ouvir também as "passarinhas" do coral Stella Maris, que tive a honra de conhecer descendo uma das ruas da cidade. Elas fazem parte do coral que tem até casarão sede com placa na entrada! Muito chique!

Meu encantamento eu trouxe comigo e também o carinho pela nova amiga, minha anfitriã pianista e super antenada com o fazer cultural e com a educação em Paracatu. Muito obrigada, Elida Sueli! Muito obrigada Paracatu! Voltei repleta de inspiração e certa de que nossa história está apenas começando!

Nenhum comentário: