sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Festlivros Indi

No sábado, dia 1º de outubro participei de mais uma etapa do Festlivro, o tradicional Festival Literário do Indi que este ano promoveu uma viagem ao Reino dos "Rs", discutindo reciclagem, reaproveitamento, reutilização e na verdade propondo que repensemos nossas atitudes diárias. Entre os vários "Rs" propostos estava também o "R" de redigir, pois o incentivo por lá não é apenas para a leitura. Os alunos do Indi são estimulados a pensar criticamente, a valorizar a arte e a escrita! O resultado é sempre encantador!
Logo na entrada da escola, um castelo nos faz entrar no clima do Reino...

Todos os trabalhos foram confeccionados pelos alunos com materiais reaproveitados. Aliás, esta bela árvore, decorada com flores de garrafa pet também foi reaproveitada. Em 2010, deu vida a uma das mais belas inspirações do querido escritor, ilustrador e homenageado da edição passada do Festlivro, André Neves. A meninada do Indi, com a ajuda de toda a equipe de professores, conseguiu eternizar e dar raízes à chuva de flores que originou Obax, o livro escolhido pelo ex-presidente Lula, durante a Feira Literária de São Bernardo do Campo este ano, para que ele próprio (o Lula) lesse para as crianças num dos momentos de leitura pública da Feira.

Meus livros foram mais uma vez trabalhados por lá. alegria imensa de ver as histórias saltando das páginas para alimentar o imaginário dos leitores!
A poesia da aranha Lia, na visão das crianças do Indi, teceu sorrisos e encheu de alegria a minha alma!
Pena que o Felipe, co-autor de O menino que virou fantoche, que segundo ele, é a história do contrário do Pinóquio, não teve a chance de ver pessoalmente o encontro dos dois personagens.
Marcenaria feita de fantasia, imaginação e reaproveitamento! Um luxo!

E se um passeio rápido pela escola já me emocionou e encantou, vocês podem imaginar como eu fiquei depois de ouvir a homenagem de uma das turmas, que fez uma paródia de um reggae do Natiruts com declarações de amor aos meus livros e ao meu trabalho?

                      E de ser homenageada ao lado de um mestre como Nelson Cruz? Ainda bem que o coração está forte! Resistiu bravamente, mas as lágrimas eu não consegui conter! Emoção demais!

                                       
Durante minha apresentação, falei dos livros, dos novos projetos, dos bastidores das histórias...

                          Cantei algumas das cantigas que acompanham os livros e os personagens...
                               ... e, claro, pude encontrar mais de perto leitores grandes e

                                            miúdos que fazem tudo valer a pena!

Luiza, desde bebê acompanha meus lançamentos e ficou de olhos atentos pra conferir cada palavra escrita para ela na dedicatória. Ganhei o dia com tanto carinho de todos! Obrigadíssima!

Nenhum comentário: