quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Encontro Festivo do Uni duni ler - o Clube dos bebês leitores

Era um domingo, dia 16/10, primeiro dia de horário de verão! Nosso encontro estava marcado para às 9 horas da manhã e pra ajudar uma chuva insistiu em nos acompanhar! A confraria dos bebês leitores não se incomodou com nada e estava pronta no Jardim Botânico de Brasília na hora marcada, mas...  O Centro de Visitantes, que estava reservado para o nosso Encontro Festivo estava ocupado e, confesso, quase deseperei. Tinha toda a logística de transferir 28 famílias, com crianças e bebês, o tempo que era curto e a programação que preparei com tanto carinho com mais de um mês de antecedência. Por sorte, sou vizinha do Jardim Botânico e em poucos minutos consegui fazer com todos os sócios do Uni duni ler e os amigos e convidados chegassem a minha casa.

Foi tudo meio improvisado, no entanto vou guardar pra sempre a imagem da sala sem móveis repleta de livros, pequenos leitores e pais encantados!

Aos poucos os pequenos foram se ajeitando, alguns nos braços da mãe , outros no colo do pai, outros ainda escolhendo o melhor lugar e a festa continuou com as cantigas, brincadeiras e leituras do Tino Freitas. Reparem que não só as crianças embarcaram com ele! Vejam quantos biquinhos charmosos acompanharam o Tino Freitas!

Cantigas de todos os tempos e dos tempos de muitos marmanjos abriram o show que teve ainda muita brincadeira e, claro, leituras!

 Os miúdos adoraram brincar de ler com o Tino, ver bichos se transformarem num passe de mágica, ou num virar de páginas!
Curtiram de montão as aventuras da lagarta comilona que o americano Eric Carle inventou e que faz sucesso no mundo inteiro!
Teve a alegria contagiante do irreverente Ivan Zigg...

       ... que quase hipnotizou os presentes com sua atuação. Zigg, dançou, tocou pandeiro, contou e cantou histórias...

...   E junto ao Tino nos apresentou o delicioso "Quem quer brincar comigo?", livro da Editora Abacatte, com texto de Tino Freitas e ilustrações e Ivan Zigg.

                                   Ivan ainda surpreeendeu com uma performance de ilustração incrível!

                                           Foi uma manhã plena de fantasia e muita diversão!

Nossos pequenos grandes leitores voltaram aos livros com a sacolinha do Uni duni ler à tiracolo e...

já querendo saber quando será o próximo encontro!

Ao final, exemplares do livro Quem quer brincar comigo e os originais da Ivan Zigg foram sorteados entre os presentes. A Simone Keiko que faz parte dos amigos do Uni duni ler, levou pra casa o simpático dragão Chico inventado naquele domingo pelo Zigg com a ajuda da criançada!

  Teve ainda um lanche maravilhoso com as delícias da Boulangerie, preparadas com muito carinho pelo chef Guillaume Petitgas e pela Taís, pais do nosso sócio Adriano e gostusuras levadas também pelos sócios e convidados do Uni duni ler! Além de muitas conversas e sorrisos na hora dos autógrafos! E eu vou contar: teve até Roedora de Livros querendo se disfarçar, mas eu não perdoei, cliquei mesmo: olha a Ana Paula Bernardes tentando fazer tipo de "simples transeunte", gente! Teve jeito, não! Aliás, Roedores de Livros é um projeto lindo idealizado pela Ana Paula, que o Tino ajuda a tocar há 5 anos em comunidades carentes aqui em Brasília e que este ano ganhou da FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o reconhecimento de melhor Projeto de Incentivo à Leitura do Brasil. Pra quem não conhece, deixo o endereço do blog e um convite quase intimação: Roedores de Livros

Voltando ao nosso encontro festivo e aos autógrafos, outro flagra: papai Gabriel, bem coruja quis eternizar o momento da dedicatória para a Isabela e o Pedrinho que não escondeu o quanto ficou maravilhado com a dupla. A Nina, que aí na foto estava ganhando o autógrafo do Zigg, ficou se achando a pessoa mais poderosa do mundo por ter sido sorteada com um livro!

E eu mais que me achar tive certeza de que sou muito privilegiada por ter tantos queridos ao meu redor para partilhar o bom da literatura comigo sempre! Esta dupla amada e talentosa transformou o nosso domingo chuvoso num dia de muita festa que vai ficar na memória de todos. Obrigada, Tino Freitas e Ivan Zigg! O Uni dun ler será sempre grato a vocês!

4 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

Alessandra,

Foi uma festa e tanto!
As fotos ficaram ótimas.
O encontro festivo com
Ivan Zigg e Tino Freitas
foi um presentão para os
associados e amigos do
UNI DUNI LER.
bjs
Cristina Sá do blog:
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

AlexandreAR disse...

Uma manhã muito especial. Adoramos.

Alessandra Roscoe disse...

Crisitina,

Foi pra lá de maravilhoso! Todos curtiram muito! Aquele domingo vai ficar guardado na memória e na história do nosso Uni duni ler!

Beijocas literárias pra você!

Alessandra Roscoe disse...

Alexandre,
Eu também adorei! Agora fica a responsabilidade de realizar sempre o próximo encontro tão bom quanto o anterior!

Beijo!