segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um outro olhar sobre Fernando de Noronha

Vou começar pelo fim! Nada de vista aérea, das paisagens exuberantes ou das infinitas visões acachapantes do mar que  ora impregna a visão com seu tom esmeralda, ora nos encanta com seus turquesas. Elas estarão aqui também e nas outras postagens sobre Noronha. Falta tempo pra conseguir colocar tudo aqui. Mas inicialmente, vou falar de outros encantos da ilha que já foi maldita e que hoje é paraíso ecológico. Passei sete dias em Fernando de Noronha, sem relógio no braço e com o celular desligado. Assim que chegamos, eu e Orlando fomos recebidos na Pousada com bilhetinhos na porta do bangalô e flores e cartões da camareira Carla, que tanto me emocionou.
A cada dia, novas flores, novos bilhetes, uma delicadeza que me comoveu! Sei que era para todos os hóspedes, mas senti-me especial. Conheci a Carla, com seu sorriso tímido e fiquei feliz por isso!

Na vila, as casas são simples, mas repletas de um colorido bom de ver e que vai além da tinta nas paredes!

A única igreja guarda traços de outros tempos e me chamou a atenção também por conta do jogo de luz e sombras que na lateral projetava em certa hora da tarde escadas que simbolizam a elevação. Vi poesia em todo canto na ilha, nas pessoas, na imensidão do intocável e do que já foi tocado, mas é muito bem cuidado por lá!

A sede da administração local, o Palácio São Miguel, já foi presídio e hoje guarda muita história e lembranças.
As águas do mar de fora que inundaram de beleza todo o dentro da minha alma e me deram mais uma vez a certeza de que guardo um mar em mim!

As delícias do Festival Gastronômico da Pousada do Zé Maria, que nos recebeu com tanto carinho. Ao Tuca e à Paulinha, que mais do que atenção, nos deram dicas preciosas, nosso agradecimento e gratidão. Os dias aqui em Brasília têm sido corridos. Mal cheguei e preparo-me pra outra viagem, falta tempo pra dar conta da rotina e colocar a vida em dia, mas vou aos poucos dividir aqui os momentos incríveis que vivi em Noronha.

Nenhum comentário: