sábado, 21 de maio de 2011

De um lugar encantador a outro, quase num pulo!



Ainda nem escrevi e postei tudo sobre a Flipiri e meus dias em Pirenópolis e já me vejo diante de tantas outras maravilhas! Estou desde a última quarta-feira em Fernando de Noronha, um lugar mágico, lindo, onde o tempo e o espaço parecem gravitar em outras órbitas. Cheguei, tirei o relógio do braço, desliguei o celular e me liguei ao modo de vida bem peculiar desta ilha encantada. Mergulhei, vi golfinhos, tartarugas, raias, corais, lagostas, peixes de tudo que é cor e até tubarão, inundei-me das belezas deste mar, deste lugar cheio de surpresas e do jeito simples dos que vivem aqui.




 O arquipélago de Noronha tem a menor rodovia do país: são apenas 7 km que os nativos percorrem a pé, a cavalo, de buggy, ou de ônibus. Todos aqui são muito comprometidos com a sustentabilidade e o meio-ambiente. Não há rios ou nascentes de água doce e tanto nas pousadas mais simples, quanto nas mais sofisticadas, nas casas, no comércio e por todo canto, a preocupação com o desperdício é de todos. Não se vê aqui copo descartável ou lixo que não seja coletado seletivamente. Habitam a ilha cerca de 3500 pessoas. Hospital é só um e escolas, apenas duas: ambas estaduais: Arquipélago, de ensino fundamental e médio e Bem-me-quer, de educação infantil, a qual visitei para falar de meus livros e partilhar as histórias, os contos e os cantos. Não resisti! O encontro foi maravilhoso, nunca a escola havia recebido a visita de um escritor, fui tratada com uma delicadeza comovente e até com certo espanto por parte dos professores. Assim que voltar, postarei as fotos e as histórias todas deste santuário incrível que é Fernando de Noronha!

2 comentários:

Luiz de Aquino disse...

Que lindo, Alessandra! Parabéns por estar aí, parabéns por abrir esse céu de encanto que é mostrar-se aos pequeninos com seus livros mágicos!

Conte tudo, tão logo possa!

Cristina Sá literaturainfantilejuvenil disse...

Alessandra,
Imagens deslumbrantes!!!!
Um verdadeiro paraíso.
bjs
Cristina Sá do blog:
http://cristinasaliteraturainfantil
ejuvenil.blogspot.com