quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dica de Leitura

A Dica de Leitura da semana chega hoje, com dois dias de atraso, pois só agora começo realmente a voltar de
fernando de Noronha, onde passei sete dias incríveis, não apenas descobrindo a natureza exuberante da ilha, conhecida como esmeralda do Atlântico, mas mergulhada também nas lendas e histórias de lá. Minha vontade era indicar leituras sobre Noronha, trouxe um relato dos fatos mais importantes e um cordel adorável que conta a lenda de um padre que viveu por lá na época do presídio, descobriu água doce, artigo bem raro na ilha e que hoje assombra vários locais. O problema é que a indicação da literatura noronhense seria de quase impossível acesso, ou apenas para quem decidir visitar o Arquipélago, sendo assim, a dica de hoje se rende a um outro presente que me chegou via Sedex enviado pela autora Viviane Veiga Távora: o livro Mareliques da Praia-louca, com texto de Viviane, ilustrações de Walther Moreira Santos, publicado pela Bicho que lê.
Eu que adoro limeriques e mar adorei a mistura bem humorada que Viviane propõe. Pra quem já é fã dos versos de cinco estrofes que Tatiana Belinky popularizou no Brasil, os mareliques vão agradar em cheio. Viviane nos convida com seus versos a um mergulho, como ela própria diz na quarta capa do livro, num mar de faz-de-conta. As ilustrações são outro mergulho, brincam com o texto e com a nossa imaginação e lá na Praia-louca da Viviane e do Walther tudo pode acontecer, quer ver?
,
"O sol por lá é um frescor,
faz frio de usar cobertor,
mas quando a brisa
por lá aterrissa
sacode a praia com calor"

Os limeriques são assim: cinco versos bem malucos em que primeiro, segundo e quinto terminam com a mesma rima, segundo e quarto, mais curtos rimam também entre si. Os mareliques são limeriques sobre o mar, nascidos na fantasia da autora!

Um comentário:

Tino Freitas disse...

Seja bem-vinda, Alê... estamos com saudades... ah, e o mareliques é muito lindo, não é? As ilustras do Walther arrebentam... Belo livro mesmo.