quinta-feira, 12 de junho de 2008

Retratos da Leitura no Brasil

Divulgado há poucos dias, Retratos da Leitura no Brasil, o maior estudo sobre o tema já realizado, traz dados importantes.
Encomendada pelo Instituto Pró-Livro, a pesquisa mostra que os brasileiros estão lendo mais, pelo menos em comparação com o último levantamento, feito de outra forma entre 2000 e 2001 e que serve como referência. O Brasil está lendo mais, no entando, muito menos do que deveria! Dados gerais indicam 95 milhões de leitores que declararam ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. Isso representa 55% da população. Metade lê apenas os livros indicados pela escola, entre eles, os didáticos. Outros 6,9 milhões no bolo dos 95 milhões de leitores, declararam que o último livro que leram foi a Bíblia. Restam 41 milhões de leitores que independem de indicações escolares ou princípios religiosos e que lêem por prazer, lazer e gosto.
O número pode até ser considerado um avanço, mas o Governo e todos os que militam pela causa da leitura no país têm muito o que fazer, antes de comemorar. Ainda somos um Brasil com 77 milhões de não-leitores. O brasileiro lê em média 4,7 livros per capita/ano; 3,4 por indicação da escola e apenas 1,3 fora da escola. Entre os estudantes em geral a média é de 7,2 livros por aluno/ano.
O estudo mostra ainda que as políticas públicas para incentivar a leitura começam a dar resultados mas expõe também um outro lado: a escola está falhando na formação de leitores.
Outra revelação animadora é a de que 67% dos entrevistados declararam já ter visitado uma biblioteca. Entre os que formam leitores, o destaque, segundo o estudo não é para os professores e sim para as mães, consideradas as maiores incentivadoras do gosto pela leitura. Isso reforça o que muitos já sabem: não adianta delegar á escola o dever de criar o hábito de ler entre as crianças, não adianta tampouco comprar muitos livros. As crianças precisam ver que os pais gostam de ler, que os pais comentam livros e que a literatura pode abrir portas e janelas!
Por último, uma curiosidade: apesar da aversão de muitas editoras, a poesia é o gênero que está no topo da preferência dos leitores! Mais informações sobre o estudo no site do Instituto Pró-livro.

4 comentários:

André Sant'Anna disse...

Pôxa Alê,
muito maneiro o Blog. As fotos estão lindas!!! Parabéns pela iniciativa e pode deixar que além de um divulgador, o "Contos, cantos e encantos" ganhou 3 visitantes assíduos.
Beijos,
André,Diva e Felipe

Unknown disse...

Que incrível esses números!mas há muito o q melhorar!
Hábitos familiares de leituras ajudam a médio prazo.Pais que redescobrem a leitura,acompanhando seus filhos;e filhos, q se espelham nos bons háitos dos pais.
Boa leitura a todos!

Luciana Roscoe disse...

Que lindo!!!

Alessandra Roscoe disse...

Bom que tenham gostado!
Continuem vindo sempre aqui!
Beijos para todos!