segunda-feira, 30 de junho de 2008

O papel do Agente Literário

No mercado editorial brasileiro existem inúmeras editoras com perfis distintos de publicação, e certamente uma delas é a mais adequada para cada obra literária. Porém, muitos autores, ao dedicarem-se exclusivamente à sua atividade de escrever sobre o assunto que dominam, desconhecem os trâmites de como chegar à tão desejada publicação de seu livro, e inúmeras vezes perdem a oportunidade de serem editados por não saberem como e onde apresentar seu trabalho. É muito difícil para um autor, principalmente para um estreante, conseguir que seu trabalho seja lido por uma editora. É aí que entra a figura do agente literário. Conhecido no meio editorial, o agente literário aconselha autores - tanto os novos quanto os já conhecidos do grande público -; apresenta o trabalho deles para as editoras adequadas, ou seja, aquelas que trabalham com o tipo de material produzido pelo autor; negocia contratos; administra a cessão de direitos autorais etc. É um profissional que divulga o trabalho do autor junto às casas publicadoras, ao mesmo tempo que defende os direitos do escritor.
Enfim, o agente literário é um profissional capacitado a identificar a obra certa para a editora certa, pois conhece o mercado, as linhas editoriais e as necessidades de ambos os lados da negociação. Cabe a esse profissional analisar o livro, traçar seu perfil e salientar elementos de qualidade para contatar de maneira estratégica as empresas que podem efetivar a publicação.
Um dos principais pilares do Grupo Casa de Autores, que reúne 21 escritores radicados em Brasília, é exatamente a implementação da carreira de cada um. Em apenas cinco meses de atuação, já foram fechados - graças ao trabalho de nossa agente literária, Iris Borges, vinte e dois novos contratos e outros três já estão em avançada negociação. O número é expressivo e dá a exata dimensão do que é o trabalho de um agente competente. Muitos dos autores ficam anos com textos engavetados por não conseguirem abrir portas em editoras. Estas por sua vez, nem sempre têm a facilidade de encontrar o tipo de texto que pretendem publicar. Aí entra o agente literário, profissional que conhece as demandas do mercado e as possibilidades de cada autor que agencia.

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