quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parabéns, Brasília!

Hoje é dia de festejar, a cidade que me acolheu na década de 70 ainda criança e criança como eu, completa 51 anos e celebra! Brasília nasceu do sonho de um estadista, JK e se concretizou com o suor de tantos brasileiros que vieram de todos os cantos para construir a nova Capital. É patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e mesmo com todas as suas contradições é um lugar especial pra se viver. Meu amor por esta cidade nascida nas pranchetas do arquiteto e erguida com arte e concreto no meio do Cerrado, preservando verde e céu, não canso de declarar1 Formalizei em versos na fábula JK, o lobo-guará, com ilustrações de Jô Oliveira, da Editora Melhoramentos e também em prosa e fotografias no álbum Brasília em Figurinhas, com fotos de época do Arquivo Público e recentes minhas e de Orlando Neto, da Franco Editora. A foto aí de cima foi tirada por mim num fim de tarde para a capa do Brasília em figurinhas, encostei o carro e congelei o ocre do céu se derramando pelo H do Congresso, assim, simples e desconcertante de tão belo!
Brasília para mim é muito mais que a cidade poder, muito mais que o coração político do país. Brasília é céu e natureza, é arquitetura e espaços, é amplidão e sonho, é arte que se manifesta nas ruas, nos tantos encantos desta cidade que dizem não ter cantos!

Um comentário:

Ana Maria disse...

Amiga, uma feliz Páscoa, que Jesus renasça sempre no seu coração!
Beijinhos iluminados!