quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Show História pra boi casar do Dia das Crianças

Nada melhor que estar entre crianças e crianças de todas as idades para comemorar o Dia das Crianças! E assim foi, na terça-feira 12/10 repeti no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, aqui em Brasília o show do meu livro-cd História pra boi casar, ilustras de Mariana Zanetti, Editora Peirópolis e foi uma delícia!
 Muitíssimo bem acompanhada do trio de músicos: Orlando neto ( violão), Oswaldo Amorim Filho ( baixo) e Sérgio Morais ( flauta) cantei as músicas que me inspiraram e que são lembradas na cantiga do livro que celebra o casamento do boi da cara amarela com a vaca que pulou a janela...

 O show na verdade é uma conversa entremeada com muita música sobre a história da história toda cantada que apresentamos no livro-cd e que surgiu na tentativa de acalantar com um Boi da cara preta, minha Luiza que não queria saber de dormir.

  Com o suporte maravilhoso dos músicos super talentosos e mais que isso, amigos queridos que também participaram da gravação do cd que acompanha o livro, nos divertimos um bocado lembraqndo cantigas como o próprio Boi da cara preta, A barata, O Sapo não lava o pé, Borboletinha e outras que povoaram a infância de muitas gerações!
 Lembramos de um outro tempo, tempo em que as histórias faziam parte da rotina, tempo em que os mais velhos narravam suas aventuras pela vida com encantos de contos de fadas...

 ...tempo em que a oralidade era presente e que as músicas e parlendas serviam para ninar, para brincar e até para fazer menino se aquietar, ficar calado! Quem não se lembra da parlenda da Vaca Amarela?

 O público que mais uma vez lotou o Teatro Eva Herz fez coro comigo, experimentamos a palavra falada e cantada, curtimos um fim de tarde muito especial!

 E como desta vez os brincantes do Bumba do Seu Teodoro Freire não puderam dividir pessoalmente comigo o palco, apareceram virtualmente no clipe da música História pra boi casar, exibido no telão do teatro.
 Foi a forma que encontrei para mostrar a quem ainda não conhecia o livro-cd, a música com a mistura toda de instrumentos ( os eruditos e os populares) e para falar como foi que o Bumba do Teodoro foi parar no casamento do boi da cara amrela!
A musa inspiradora de todo o trabalho apareceu no telão e ao vivo, comportadíssima durante todo o show!

No próximo sábado tem mais Boi casando! A festa será lá no Centro de Tradições Populares do Bumba-meu-boi do Teodoro, em Sobradinho. Farei o lançamento do livro-cd por lá, a partir das 17 horas   , durante os festejos da Morte do Boi e dos 90 anos do Seu Teodoro!

2 comentários:

Ana Maria disse...

Parabéns pela criatividade artística.
Beijinhos de luzes!

Alessandra Roscoe disse...

Obrigada, Ana!