sexta-feira, 29 de outubro de 2010

29 de outubro, Dia Nacional do Livro!






O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925. O criador do sítio do Pica-pau-amarelo sabia mesmo das coisas e fez muito mais do que se imagina pela literatura no Brasil. Hoje é o dia nacional do livro e, claro, a data merece ser comemorada com boas leituras, com leituras compartilhadas! Sugiro que em casa hoje todos troquem as horas diante da TV por um bom livro, que tal? A leitura em família é deliciosa e pode render muitas coisas boas e até novas histórias! O Brasil ainda engatinha na tentativa de se tornar um país leitor e é por isso mesmo que toda iniciativa em prol de mais livros e leitura merece aplauso. A data pode ser simbólica, mas se conseguir mobilizar pessoas e ganhar força a cada ano poderá fazer, sim, muita diferença. Eu torço para que a literatura ocupe cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas!
Feliz dia do livro para todos!

E pra comemorar em grande estilo, uma boa pedida é colaborar com a Campanha lançada nesta sexta-feira dia 29/10 :

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a Ação da Cidadania lançou hoje no Rio de Janeiro, com Sarau de histórias e poesia,  a 18ª edição da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos. Será iniciada em diversos estados a coleta de brinquedos e livros infanto-juvenis para distribuição em comunidades pobres no fim do ano.

Seguindo o mote “Criança é pra brincar e pra ler”, lançado em 2006, o Natal sem Fome dos Sonhos recolhe brinquedos e livros infanto-juvenis. A campanha serve de instrumento para denunciar a violação do direito das crianças e jovens de estudar e brincar, além de reivindicar um ensino fundamental de qualidade no País.
A logística será a mesma das edições anteriores, com a implantação de postos de coleta em empresas, escolas, universidades, lojas e locais públicos. Alguns eventos já estão programados e outros poderão ser incluídos na agenda da campanha, que vai até 18 de dezembro.
Os brinquedos coletados serão distribuídos a crianças de bolsões de pobreza de 20 municípios do Rio, na noite de Natal, pelos Comitês Locais da Ação da Cidadania. Já os livros servirão para abastecer os Espaços de Leitura – bibliotecas móveis organizadas pelos líderes comunitários da entidade, que promovem atividades de incentivo à leitura e a identificação de analfabetos nas comunidades, além do empréstimo de livros. Em 2009, o Natal sem Fome dos Sonhos arrecadou 180 mil brinquedos e 28 mil livros só no estado do Rio.
Maiores informações sobre as formas de participação na campanha são obtidas no site

aqui ou pelo telefone (21) 2233-7460.

Nenhum comentário: