terça-feira, 19 de outubro de 2010

História pra boi casar na 47ª Festa da Morte do Boi de Sobradinho e nos 90 anos do Seu Teodoro

A festa durou três dias ( 15, 16 e 17 de outubro) foi linda, mas incompleta, pois o grande homenageado: Teodoro Freire, que há quase meio século mantém a Tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão viva em Sobradinho - DF não esteve presente. Acompanhou tudo de longe, internado num Hospital em Brasília por conta de um princípio de pneumonia. Vieram grupos do Maranhão e muita gente daqui para festejar a incansável luta de Teodoro em prol do Boi. Convidada para lançar meu História pra boi casar por lá, fiquei emocionada demais e me senti uma formiguinha na enormidade da festa que prepararam para Teodoro. O palco, que pra mim foi gigante, ficou pequeno pra tanta festa! Eu tive até que virar o livro de cabeça pra baixo pra provar que o trabalho da Mariana Zanetti - a ilustradora - todo feito com colagens, não ia deixar nenhuma grama ou adereço despencar,pode?





A meninada curiosa quis saber tudo bem antes da apresentação, conversamos sobre o livro e sobre a história da história...
    
... depois celebramos o casamento do boi da cara amarela com a vaca que pulou a janela e era só o começo da festa: que entrou madrugada adentro e continuou no domingo com todas as bençãos do mestre Teodoro, que há de estar bem forte pra continuar brincando o Boi com a gente!



Nenhum comentário: