Aos desavisados, aviso: A bruxa aí de baixo, que está no livro Kimbalo da Editora Paulus, não está concorrendo. Foi uma gentileza do amigo e ilustrador de mão cheia, André Neves, que não quis ficar fora da homenagem à querida Tatiana. Recebi alguns e-mails de pessoas já elegendo a ilustração da bruxa de ponta à cabeça como a vencedora. Não que André não mereça, mas foi convidado por mim, assim como o Leo Cunha, que fez o Limerique, para dar asas à imaginação dos participantes.

Mais dúvidas sobre o concurso em homenagem à Tatiana Belinky:
Dados necessários do participante:
Nome, idade, endereço completo, e-mail, escola onde estuda e profissão, no caso dos adultos. Se for ilustrados ou escritor, citar alguns trabalhos já realizados.
Todos os trabalhos precisam ser encaminhados para :
Concurso Cultural Contos, cantos e encantos
Avenida W2 Sul quadra 509 bloco A loja 54 Brasília -DF
CEP: 70 560-310
A participação é aberta às crianças e aos adultos, a premiação será distinta para as duas categorias. Serão contemplados os três melhores desenhos e os três melhores limeriques nas duas categorias, ou seja, ao todo doze trabalhos serão premiados.
E para quem ainda não entendeu o que é um limerique a própria homenageada esclarece, com a palavra Tatiana Belinky:
"O limerique é um estilo de verso inspirado numa cidade da Irlanda, Limerick, e desenvolvido pelo poeta Edward Lear. São cinco linhas, três versos rimando, o primeiro, o segundo e o quinto; o terceiro e o quarto, mais curtos, rimam entre si. Isso dá ritmo, é ótimo para fazer algumas brincadeiras. Aprendi na Playboy americana. Claro que o autor lá se valia do limerique de uma forma maliciosa. Mas aí eu pensei: posso brincar com isso de outra maneira. A idéia é ressaltar uma coisa que é o contrário do que penso, e a criança, que não é nada boba, vai entender direitinho. Olha este exemplo aqui:
Quem pensa que eu sou uma ogra
No seu pensamento malogra.
Língua bifurcada?
Só quando enfezada.
Porque eu sou mesmo é sogra."
Aprendeu? O escritor mineiro Leo Cunha mandou um Limerique especial para o Concurso, olha ele aí de novo:
"Havia uma moça de São Petersburgo
que para rimar era mesmo um absurdo:
domava qualquer limerique,
com rima louca e rima chique,
a moça de São Petersburgo."
Agora é a sua vez! Mande o seu trabalho até o dia 18 de abril de 2009 e concorra a livros autografados!