quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vejam só, o Bilé acontecendo!




Está lá na Vitrine Literária do Dobras da Leitura: http://www.dobrasdaleitura.com.br/
O Jacaré Bilé, Alessandra Roscoe, ilustrações de Ítalo Cajueiro Biruta, 2008 32 pp. Quem é que não sabe por que o jacaré vive se arrastando de sono durante o dia todo? Sua fama de dorminhoco é tão grande que, para as bandas do Ceará, ficou conhecido como jacaré bilé — o que significa dizer, tonto tonto de sono! E bate o sol na cabeça do jacaré, ele já fecha os olhos e só vai acordar bem depois que a tarde se pôs... E sabe por quê? Foi um coelho quem descobriu, garante Alessandra Roscoe, que o bilé do jacaré também é abilolado das idéias e pensa que a lua, redonda, branca, bonita, metida no céu, que a lua é feita de tapioca! É... Não há bocarra que consiga abocanhar essa deliciosa lua. Essa pequena narrativa é um fragmento de lenda, ou conto etiológico que explica um pouco dos hábitos e das crenças do povo (ou dos animais) de uma região. Dizem, afinal, que mesmo hoje alguns crêem que a lua seja feita de tapioca... Mas, como termina a aventura do jacaré bilé? O coelho monta um estratagema — e o bocudo, agitando as águas do açude, prova dum bocado só a tapioca da lua. Mas, a lua reaparece redonda — e o jacaré abocanha mais uma vez, e mais outra, e mais uma — e, sempre assim, vai se fartando... Barriga cheia, o jacaré dorme sossegado que é uma beleza. Até consegue acordar cedinho para contar a façanha para a anta, o tatu e a onça... As ilustrações de Ítalo Cajueiro são realizadas digitalmente, em cores vibrantes e traços assemelhados a recortes de papel. Por vezes, o autor aproveita a página dupla para dar um tempo a mais para o leitor parar e observar.
Comentários de Peter O'Sagae, Dobras da Leitura
" E, se pelas bandas do açude, o jacaré vivia bilé, tinha também bicho de orelha em pé, pra tentar descobrir o porquê. O coelho, que sempre foi metido a detetive, resolveu investigar. Descobriu que o jacaré dormia de dia, mas passava a noite inteira tentando pegar a lua."
E saiu também no Publishnews!
Publishnews - 26/11/2008
Para atrair a criançada, a Editora Biruta está lançando dois livros. Em O jacaré bile (32 pp., R$ 30), de Alessandra Roscoe com ilustrações de Ítalo Cajueiro, os pequenos poderão se deliciar com a história do jacaré que não dormia à noite perseguindo a lua e durante o dia ficava bilé, que é como fica quem está tonto de sono. O temido das águas é ajudado por um esperto coelho. Já em São Chiquinho, ou, o rio quando menino (32 pp., R$ 30), de João Bosco Bezerra Bonfim e ilustrado por Mateus Rios, é relatada a história da infância do "velho Chico" e acompanha todo o seu percurso com poesia e belas ilustrações.

Nenhum comentário: