quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Teatro para Bebês




Valorizar o olhar e a percepção dos bebês. Essa é a proposta do espetáculo Desenhando Labirintos, dirigido pelo espanhol Carlos Laredo. A peça integra a mostra Arte para Crianças, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. É isso mesmo, o espetáculo é para bebês de 0 a 3 anos de idade. E, acredite você ou não, eles se envolvem, se encantam e interagem com tudo o que acontece no palco. A companhia La Casa Incierta, da qual Laredo é o diretor, percorre o mundo há mais de dez anos com espetáculos cênico-musicais para bebês e pela primeira vez fez uma montagem brasileira - apesar de contar na companhia com duas atrizes brasilienses. A versão nacional de Desenhando Labirintos tem a participação das atrizes Eliana Carneiro e Maira Oliveira. No palco, texto, encenação e vídeos se juntam para narrar a história do nascimento de uma criança e sua relação com a mãe. A companhia espanhola La Casa Incierta usa, no seu universo lingüístico, mais significantes do que significados, mais palavras, sons e imagens simbólicas do que narrativas. Assim, o teatro para bebês se aproxima da arte abstrata e das artes plásticas em geral. Para Desenhando Labirintos, o diretor Carlos Laredo baseou-se em duas diferentes fontes de inspiração: na imagem do labirinto como metáfora do processo de nascimento e no livro suprematista dedicado às crianças Sobre 2 Quadrados, do artista russo El Lissitzky que descreve, em imagens e poucas palavras, a aventura de dois quadrados, um vermelho e um negro, como pretexto para uma grande metáfora sobre a transformação da humanidade e o nascimento de uma nova consciência.
Na exposição Arte para Crianças, o livro é apresentado na integra, em forma de desenho animado, com direção e pesquisa de Evandro Salles, música de Tim Rescala, e direção de arte e animação de Márcia Roth. O trabalho tem oito minutos de duração, é inédito e foi especialmente criado para a exposição em Brasília.
A peça, apesar de ser particularmente voltada para o público de crianças com idade entre 0 e 3 anos, pode ser vista por crianças e adultos de qualquer idade. Entretanto, em função da preferência e atenção especial ao público infantil, pede-se que apenas um dos responsáveis acompanhe cada criança.

A COMPANHIA

La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira com sede em Madri, na Espanha, onde desenvolve uma atividade pioneira no âmbito da produção cultural da arte para bebês. Há mais de 10 anos, desenvolve um trabalho único, principalmente a partir do festival Teatralia, dedicado ao teatro para a primeira infância. A companhia criou, de forma estável e inovadora, espetáculos dedicados aos bebês, com os quais tem se apresentado na França, Itália, Portugal, Bélgica, Espanha e Rússia. Já realizou mais de 1000 apresentações. Nos últimos três anos, companhia cuida também da programação do primeiro ciclo permanente de artes cênicas para a primeira infância que existe no mundo, o Ciclo “Rompiendo el cascarón” e pode se orgulhar de ser a primeira companhia dedicada a bebês que consegue ser residente em um teatro público, o Centro Cultural de la Villa, de Madri. Sob o os olhos cuidadosos e atentos dos queridos Carlos Laredo e Clarisse Cardel e com a participação de outra grande amiga, Fernanda Cabral, La Casa Incierta não carrega incertezas, ao contrário sabe muito bem onde quer chegar e vem desenvolvendo uma bela trajetória sobre a arte voltada para primeira infância.
SERVIÇO:
As sessões acontecem sempre aos sábados e domingos, às 16 e 17 horas. Duração: 30 minutos. Bebês e crianças devem ser acompanhados de apenas 1 adulto. Entrada franca com distribuição antecipada de senhas. Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Nenhum comentário: