sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Um viva à poesia de Cecélia Meireles!



Cecélia Meireles, uma das grandes representantes da nossa literatura!

O dia é de lembrar Cecília Meireles. Se estivesse viva, a escritora completaria hoje, 7 de novembro, 107 anos! Autora de uma obra ímpar, Cecília é eterna, encanta adultos e crianças há várias gerações. Para homenagear a poetisa da alma, dona de tão sensível e singela obra, Contos, Cantos e Encantos escolheu três de suas mais representativas poesias infantis e sugere a todos, crianças e adultos, que busquem conhecer e se encantar com os livros de Cecília.

Ou Isto ou Aquilo

"Ou se tem chuva ou não se tem sol,ou se tem sol ou não se tem chuva!Ou se calça a luva e não se põe o anel,ou se põe o anel e não se calça a luva!Quem sobe nos ares não fica no chão,Quem fica no chão não sobe nos ares.É uma grande pena que não se possaestar ao mesmo tempo em dois lugares!Ou guardo dinheiro e não compro doce,ou compro doce e não guardo dinheiro.Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...e vivo escolhendo o dia inteiro!Não sei se brinco, não sei se estudo,se saio correndo ou fico tranqüilo.Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo."

Leilão de Jardim

"Quem me compra um jardim com flores?Borboletas de muitas cores,lavadeiras e passarinhos,ovos verdes e azuis nos ninhos?Quem me compra este caracol?Quem me compra um raio de sol?Um lagarto entre o muro e a hera,uma estátua da Primavera?Quem me compra este formigueiro?E este sapo, que é jardineiro?E a cigarra e a sua canção?E o grilinho dentro do chão?(Este é o meu leilão.)"

A Bailarina

"Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças."

Nenhum comentário: