quarta-feira, 17 de março de 2010

Momentos Flipiri I

Os painéis da exposição do Bordelando, as "meninas" que pintam e bordam deram oficinas gratuitas de bordados e mostraram sua arte na Praça da Leitura. Aqui painéis de bordado em chita.

Cada ponto um encanto! O trabalho do Bordelando - grupo de mulheres que há mais de 30 anos se reúne em Brasília todas as segundas-feiras para bordar e bordelar - é poesia para os olhos!

A escritora da Casa de Autores, Vera Lúcia Dias, também "bordelanda", mostrando um dos trabalhos feitos com as mulheres participantes da oficina em Pirenópolis. Eliane Lage, não escondeu o seu deslumbramento pelo belo trabalho das bordadeiras candangas e pirenopolinas.

O escritor da Casa de Autores, João Bosco Bezerra Bonfim, entrevistando a escritora Waldetes Rezende, autora do livro Santa Dica - história e encantamentos, sobre a milagreira de Lagolândia, cujas crenças espalhadas por ela na década de 70, ainda hoje são reprimidas na região. Waldetes conversou com João Bosco no Palco da Praça e em seguida autografou o livro no Espaço do Escritor.

O escritor e ilustrador, André Neves, durante a oficina:" A arte de ilustrar livros" para crianças, na Escola Joaquim Alves. Uma divertida conversa sobre as próximas histórias, sobre como surgem as ideias e sobre a força da imagem no trabalho do autor. André nos revelou que toda a história de Obax, ainda não publicada, surgiu a partir da imagem de uma chuva de flores. Todo o enredo e os personagens se moldaram para dar um sentido à primeira imagem.

Depois da exibição do filme Caiçara, o primeiro estrelado por Eliane Lage, debate com a atriz e escritora, com o cineasta Vladimir Carvalho e com o escritor Moacir Scliar. No Cine Pirineus lotado, mais uma vez, o protocolo foi quebrado, Scliar pediu para "engatar" no debate a sua conferência sobre Literatura e Cinema, que na programação, aconteceria em seguida. Foi uma conversa e tanto!

À noite, depois de encerrada toda a programação do dia, na Pousada Casa Grande, o violão encantado do escritor Tino Freitas. Autor de Cadê o juízo do menino, Editora Manati, com ilustrações de Mariana Massarani, compositor de lindas cantigas que exaltam a literatura e o prazer de ler, mediador de leitura e Roedor de livros, com importante trabalho de formação de leitores em Brasília, Tino é sempre presença garantida nos eventos literários pelo Brasil. Esteve na primeira e na segunda edição da Flipiri, mas ainda não fez parte da programação oficial da Festa. Fica o meu protesto. Ano que vem, esperamos poder contar com os Roedores em Pirenópolis, participando oficialmente dos eventos.

Os incrivelmente populares ratos de biblioteca: Racumim e Racutia. A peça baseada no livro das escritoras Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves: Deu Rato na Biblioteca, Editora Franco, com ilustrações de Zé Regino, é sucesso garantido entre a garotada e também entre os marmanjos. Não há quem não se encante com as aventuras do rato manhoso que aprende a ler e se delicia com o mundo dos livros e das histórias.

Último café da manhã na Pousada Casa Grande, autores e convidados reunidos ainda em Festa!

                                        A Flipiri 2010 já deixou saudades, que venha a de 2011!                               

3 comentários:

Romont Willy disse...

Que bacana, infelizmente não consegui ir... quem sabe no próxim ano?

Alessandra Roscoe disse...

Romont,
Você fez falta!
Beijo.

Abel Sidney disse...

Oi, Alessandra

Prazer em conhecê-la! Sou também escritor e cheguei aqui por acompanhar os "Roedores de Livros".

Que inveja d'ocês daí do Planalto Central, tão perto de tudo... Eu, aqui na Amazônia, só posso usufruir essas coisas virtualmente!

Ah, recriei um jeito de escrever histórias em que misturo o folhetim a carta - o "livro-carta", que virou método e programa de incentivo à leitura. Tenho convidado mais gente a escrever histórias neste formato. Se você quiser conhecer nosso trabalho, nos escreva!

Abraços
Abel Sidney