segunda-feira, 15 de março de 2010

Primeiros momentos da Flipiri: A chegada e o primeiro dia de Itinerância

Assim começou mais uma Festa Literária de Pirenópolis. Na quarta-feira 10/03, sol a pino e a chegada da "Van Filosofia" que desembarcou por volta do meio-dia em frente à Pousada Casa Grande, trazendo de Brasília dez pessoas da Casa de Autores, piloto e co-piloto  além da "pouca" bagagem aí de cima! Foi o tempo de chegar e pegar o rumo da Itinerância: Em dois dias, dez povoados visitados e várias escolas em Pirenópolis.
Minha primeira parada foi em Caxambú. Delícia de encontro com a meninada atenta do povoado simples de gente que se ocupa do cultivo de flores e de uma vida repleta de belezas. Fui recebida com pirulitos, corações, crianças ansiosas e uma canção feita para o meu Jacaré Bilé, que já havia sido lido por todos os alunos da escola - a única do povoado, que briga para ter pelo menos uma turma de educação infantil, onde só há os primeiros anos do ensino fundamental.
Depois de muita conversa sobre livros e histórias, contações e roda de cantigas, pausa para o bolo e o suco inesquecível de limão china e maracujá. Antes de ouvir a despedida e a promessa de que quando eu voltar poderei ouvir as histórias das crianças sobre nosso encontro. Ouvi de um garoto ao longe. "Deus te abençoe, Alessandra!" E foi ele quem me abençoou com tanta ternura ao dividir comigo a sua fé! Antes de voltar para Pirenópolis ainda conheci o mágico espaço da Arca das Letras, que fica numa pequena sala embaixo da caixa d'água, ao lado da escola de Caxambú!

Nenhum comentário: