segunda-feira, 8 de março de 2010

Dica de Leitura

A dica de hoje é especial e traz ao invés de um, três livros, todos de Elisa Lucinda, com ilustrações de Graça Lima. ganhei os três de presente hoje, da querida Adriana Dornellas companheira de blog e de andanças, que foi assistir no fim de semana a incrível e multitalentosa Elisa Lucinda no espetáculo Parem de falar mal da rotina, aqui em Brasília. Os livros me encantaram na hora, o tom divertido, a escrita solta e natural, a poesia tão viva das palavras de Elisa lapidadas com cuidado e maestria, os traços e as cores de Graça Lima. Não resisti: a Coleção amigo oculto, da Editora Record é a dica de hoje!


O que é o que é? Brincadeiras de adivinhação sempre fizeram parte do universo infantil. É uma forma divertida e original de se aprender algo mais. Pensando nisso, a Editora Record lançou a Coleção amigo oculto: três títulos com texto de Elisa Lucinda e ilustrações de Graça Lima. Os livros são charadas sobre personagens estranhos, mas sempre presentes nas vidas de crianças e adultos. Jogos de adivinhação em forma de poesia, onde o colorido das figuras de Graça torna-os ainda mais interessantes para os pequenos. O primeiro deles, O ÓRFÃO FAMOSO, conta a história de um menino solitário, pouco amado, mas do qual ninguém consegue se livrar. Um pequeno órfão que nos ensina muitas coisas. A charada a decifrar na leitura desta história é justamente qual o nome do menino. Mas é só seguir as pistas: “Sou necessário/e na vida é impossível me evitar./Sou quem honra o seu compromisso de novamente tentar./Tenho mais um segredo,/dele você vai gostar:/Aquele irmão que falei no começo/se chama Acerto, que é onde você vai ganhar./Bem, chega de enrolar,/há muito tempo dizem de mim,/(e eu não sei quem foi que disse)/que me fazer é humano/mas persistir em mim é burrice!/Pode me pronunciar, não tenha medo./Ponha a cabeça no travesseiro olhando pra mim/e diga baixinho bem assim: “Seu nome é Erro,/você é meu mestre, meu querubim.” O segundo é LILI, A RAINHA DAS ESCOLHAS, uma menina que assusta e confunde, mas é sempre muito importante. Há até quem ache que ela é quem nos faz o que somos. Para entendê-la, é só observar o que ela diz: “ou você me leva sempre contigo/ou então vai ser sempre escravo!/Não parece,/mas quanto mais você me assumir,/maior será sua responsabilidade,/e não adianta eu ser só bandeira/tenho também que ser de verdade./ Agora, abra a portinha da gaiola do seu coração,/imagine que eu seja um passarinho, me ponha na palma da mão/e diga pra mim:/Lili, minha LIBERDADE,/eu já te entendi, /pode sair, não vou te prender mais não!” O último dos livros-charada é O MENINO INESPERADO. Um prenúncio de perigo, cuja presença pode fazer tremer. Mas andar longe dele é perigo ainda maior. Quem será? “Nunca existo/se alguém não me inventar!/Também não adianta/fingir que não é contigo,/e me deixar pra lá./Desse modo/vou te seguir/vou te impedir,/vou te prejudicar/além de te atazanar./E como uma indesejável sombra/sempre te acompanhar./Um dia você tem/que se virar/olhar pra mim,/perguntar,/me ver indagar e ao mesmo tempo responder:/Eu sou o seu MEDO,/pareço maior que você?/Você vai entender que ao me encarar/pode se curar/pode me desmanchar/posso desaparecer/pra você conhecer/minha melhor vantagem./É que nessa hora /eu me transformo/no pai da coragem.” Elisa Lucinda é jornalista, mas se tornou conhecida do público ao unir outros dois de seus talentos: o de atriz e de poeta. (fonte: editora Record)

Um comentário:

Carla Melo disse...

Olá muito boa suas dicas de leitura. Gostei do blog e passamndo para fazer uma vicitinha fiquei seguidora> Parabéns! Meu blog é: http://blogdaescolasantaterezinhaaracaju.blogspot.com/
Saudaações!
Carla Melo