quarta-feira, 29 de abril de 2009

Meu encontro com os Roedores de Livros.


Desde o último sábado, quando estive na Ceilândia para conhecer o trabalho dos Roedores de Livros http://www.roedoresdelivros.blogspot.com/ venho ensaiando umas palavras pra falar do projeto aqui. Na verdade, precisei de um tempo para sorver com todos os sentidos os momentos mágicos que vivi naquela manhã ao lado de Ana Paula Bernardes, Tino Freitas, Edna Freitas e as crianças aprendizes de roedores. Fomos, eu, Luiza, Felipe e Adriana. Chegamos lá pouco depois das 9h30 da manhã de um dia meio nublado. Os roedores, que em dias quentes se reúnem no jardim do Centro Comunitário da Criança, embaixo de uma árvore acolhedora; por causa do frio estavam no pátio, no cantinho não menos acolhedor preparado para o encontro tão importante do leitor com o livro. Todos acabavam de experimetar o reconto da história: Lilliput de sorvete e chocolate do Hermes Bernardi Jr, http://tercaeucontopravoce.blogspot.com/ . Cada roedor recebeu do próprio Hermes um livro de presente, que no sábado anterior, quando o projeto 2009 teve início, todos levaram pra casa na sacola de leitura. O reconto foi feito por três das crianças: Daniel, Samanta e Wesley. Eu e minha trupe chegamos, fomos apresentados e nos deliciamos com duas histórias super divertidas apresentadas por Tino em sua mediação. A primeira delas, lançamento da Brinque Book, uma história engraçadíssima sobre uma menina de cabelos incrivelmente fortes e cacheados que decide fazer um tratamento para alisar as madeixas e descobre o sofrimento que se enfrenta para adotar padrões impostos de beleza. O livro foi escrito e ilustrado por Silvana Rando.O outro livro que Tino nos apresentou foi: Agora não, Bernardo de David Mckee, da Martins Fontes, um recado para pais, professores e todos que estão sempre muito ocupados para ouvir os pequenos ou simplesmente percebê-los no corre-corre cotidiano.


Após a mediação, fui convidada para apresentar meus livros e contar histórias. Falei da parceria com Beatriz nos dois primeiros livros, contei A Fada Emburrada e O Jacaré Bilé e até cantei, acompanhada pelo violão do Tino, o Baião Bilé, A Balada da Fada e Uma História sem tamanho, minha homenagem ao Hermes e seu Lilliput, em primeiríssima audição pública.

Luiza e Felipe participaram de tudo!

Depois ainda chegaram pra cantar com a gente o querido escritor Jonas Ribeiro http://www.jonasescritor.com.br/ , Iris Borges e Paulo. Festa mesmo foi ouvir o Jonas com seus trava-línguas e aprender a música e a dança do Scooby Doo, de autoria do Tino!



O Baião Bilé!






Luiza, compenetrada na história da Fada contada pelas crianças no momento da leitura, quando as crianças escolhem os livros da "caixoteca".




Bidú, bidú, bidú, bidú bidúúúúú´!




Caixoteca liberada, é hora de embarcar no mundo dos livros... Nem Luiza resistiu!





O projeto dos Roedores existe desde 2006, incentivando a leitura e o prazer de ler! Hoje atende cerca de 30 crianças carentes e é um belo exemplo de gente que faz e acontece, pois com talento, coragem e a vontade de dividir com as crianças todo o encantamento que a leitura pode proporcionar, Tino, Ana Paula e Edna seguem independentes, fazendo muito mais pelo livro e pela leitura que muitos daqueles que se dizem envolvidos com as políticas públicas de incentivo à leitura.

6 comentários:

LEITURASERVIDANAREDE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alessandra Roscoe disse...

Edna,
Vocês são muito especiais. Nem mesmo todas as palavras do mundo seriam suficientes pra traduzir a emoção que senti em poder estar lá com vocês. Voltarei num dia ensolarado pra curtir a sombra da árvore, o sopro do vento e o canto dos passarinhos.
Muitos abraços e beijos pra você e todos os roedores.

Adriana disse...

"é nóis na fita", ou melhor: no tapete. Que venham muitos tapetes voadores, leitores e mágicos...

H disse...

Oi, Alessandra!

Lindo o trabalho dos roedores, não é? Então, dia 03 de junho embarco para Brasília. Fico até dia 08, quando vou ao Rio, para o Salão. Vamos nos ver? Quero ouvir a canção inédita que fizeste para o Lilliput.

Alessandra Roscoe disse...

È mesmo um belo trabalho, Hermes.
Vamos nos ver com certeza! Você vai à Feira de Formosa, não é? Também estarei por lá e já no dia 12 embarco para o Salão do Rio, onde também nos encontraremos. Vou afinar o gogó pra cantar pra você!
Quanta responsabilidade!!!!
beijo

Fátima Campilho disse...

Isso mesmo, Alessandra,Tino e Ana Paula são incríveis.
Quanto a você, doou-se ao projeto com muito carinho.
Abraços.