quinta-feira, 30 de abril de 2009

Comissão Julgadora do Cuncurso do Blog - Ilustrações

Também se reúne hoje a comissão de jurados que vai escolher as melhores ilustrações enviadas para o Concurso Cultural do Blog. Chegaram bruxas de vários cantos do país, escolas inteiras entraram na brincadeira para homenagear a escritora Tatiana Belinky, que ama a personagem! Crianças de 5 a 13 anos de idade deixaram a imaginação voar de vassoura elétrica e soltaram pra valer a criatividade. A turma de 18 a quase 90 anos também se empolgou, teve até ilustradores profissionais encaminhando suas bruxinhas. Uma diversão para nós, da organização do Concurso e certeza de muito trabalho para os três jurados! Conheçam agora, um pouco mais sobre a vida e a obra dos artistas que irão bater o martelo e escolher os desenhos vencedores.


Jô Oliveira nasceu na ilha de Itamaracá em Pernambuco. É formado em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e em Programação Visual pela Escola Húngara de Artes de Budapeste. Já recebeu inúmeros prêmios, entre eles, o do Festival de Curta-Metragem no Rio de Janeiro, com um desenho animado. Participou de vários salões internacionais como o Salone Internazionale del Animazione dei Comics em Lucca e a Feira do Livro de Bolonha, na Itália. Jô, que coleciona versões do Clássico: Alice no País das Maravilhas, é autor de uma série de selos para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e de muitas ilustrações de livros infantis, álbuns com linogravuras e audiovisuais além de histórias em quadrinhos publicadas na Dinamarca, na Itália, na Espanha, na Argentina, na Grécia, no Chile e no Brasil. Em Brasília, ganhou até uma Gibiteca com seu nome! Jô Oliveira exibe seus traços marcantes em vários e este ano é autor convidado para a Flipinha ( a Festa Literária de Paraty, dedicada às crianças), e faz parte da programação oficial da Festa, uma das mais famosas do calendário literário do Brasil.


Romont Willy é um rapaz tímido e pra lá de talentoso, que desde garoto adora desenhar e pintar. Nascido no Piauí, mora em Brasília desde pequeno e confessa que adotou a capital federal. Romont abusa das cores e dos tons, dos pincéis e dos lápis de cor, das colagens e texturas pra soltar a sua imaginação e criar lindas ilustrações, como a do meu livro: A
Fada Emburrada. Artista versátil, ele já fez campanhas para Shoppings e Projetos de Leitura, mas gosta mesmo é de ilustrar livros infantis e está em plena produção, nos últimos meses, chegaram às livrarias sete livros novos ilustrados por ele. Quer saber mais, visite o blog http://romontwilly.blogspot.com/


Ìtalo Cajueiro de Oliveira, mais que parceiro, é amigo querido de longa data! Cresceu desenhando histórias em quadrinho, encantando- se com a literatura de cordel e sonhando poder fazer desenho animado. O sonho virou realidade! Ítalo foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio mais importante do Festival Anima Mundi, um dos mais importantes festivais de animação do Mundo, com seu primeiro desenho: O Lobisomem e o Coronel. Depois vieram outros filmes, outros prêmios ( 41 prêmios em festivais de cinema e vídeo no Brasil e no exterior) e a alegria de ver minha Menina que Pescava Estrelas ( primeiro livro que publiquei em parceira com minha filha Beatriz) ganhar as telas do cinema, levada para o mundo da sétima arte pelo talento deste multi artista. Ítalo é publicitário, professor, cineasta, animador, programador visual e agora também ilustrador.

Nenhum comentário: