quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - dia de plantar ideias, palavras e um pequeno e simbólico gesto!

Hoje acordei pensando em flores e livros, resolvi visitar o jardim em busca de algum jasmim para presentear amigos queridos que dividem comigo a alegria de se deixar envolver pelo mágico e encantador mundo dos livros, escolhi três pessoas que simbolizam a força e o potencial que a literatura tem para preencher vazios e tornar tudo mais pleno. Vou entregar a eles flores e livros para comemorar o dia de hoje: meus escolhidos são: o escritor Jonas Ribeiro, a minha querida agente literária, livreira e também escritora Iris Borges e minha companheira de Blog, Adriana Dornellas, pelas palavras tantas ao longo da vida e por fazer parte de minha história. A vocês três, como representantes de tantos outros, entrego jasmins do meu jardim e histórias que me encantam a alma e explico:


Mais uma data festiva neste mês de abril para celebrar o universo do livro e da leitura: hoje, 23 de abril, a Unesco comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

O dia 23 de abril foi escolhido pela Unesco para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, não por acaso. Existe um forte simbolismo em torno dessa data. Foi nesse dia, afinal, que morreram, em 1616, nada mais, nada menos do que Miguel de Cervantes e William Shakespeare. E, ainda, o escritor Inca Garcilaso de la Vega. Para aumentar mais esse encanto, foi também nessa data que vieram ao mundo autores, como Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. A Unesco, então, passou a incentivar os países a comemorarem a data. Em Barcelona, há tempos, homens e mulheres trocam flores e livros numa festa de rua muito bonita, onde repetem o gesto imortalizado pela lenda de São Jorge e a Princesa Marguerita.
Fonte: Abrelivros

2 comentários:

Maria Amália Camargo disse...

Oi Alessandra, tudo bem?
Fiquei encantada com o blog (sem trocadilhos). Dá pra passar horas aqui e esquecer da vida...
Voltarei sempre.
Beijocas pra todos!

Alessandra Roscoe disse...

Maria Amália,
Saiba que também passo boas horas a me divertir passeando pela contramão do pelo contrário! É mesmo incrível o quanto este universo dos blogs nos aproxima!
Grande beijo pra você e volte sempre mesmo!