sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Clube de Leitura Uni duni Ler - Uma homenagem aos pais!

Toda terça-feira é dia de festa na creche por conta da troca de livros do Clube de leitura Uni duni ler. Agora, a maioria dos sócios efetivos, com exceção dos mais miúdos que ainda são do berçário, está na fase de abandonar fraldas e chupetas e quando falamos em Clube do livro dos bebês, alguns retrucam:  "Não, sou mocinha ou sou moço! Bebê é do berçário!" Que seja! A meninada cresce mesmo muito rápido e quando vemos já deixaram pra trás muito mais do que só fraldas e chupetas. Felizmente, o que estamos construindo é algo que com certeza se cristalizará como referencial para eles e para nós. Referencial de carinho, de afeto, de partilha e dedicação! Sim, fico muito feliz quando percebo que toda semana pais, mães e irmãos dedicam seu tempo às leituras, a fazer da leitura compartilhada uma prática cotidiana e recheada de prazeres! Se nós estamos contribuindo para formar leitores literários, isso o tempo dirá, mas, certamente, eles, os pequenos leitores e leitoras estão formando pais que lêem mais e que lêem em família. Esta semana, tive a felicidade de flagrar durante a nossa troca da terça vários momentos deles, os papais leitores e em homenagem ao Dia dos Pais que se aproxima, deixo meu carinho em forma de imagens, abraços, beijos e leituras aos pais do Uni duni ler, sempre tão presentes e empolgados, aos irmãos que por vezes se fazem pais dos miúdos e a todos os pais, com muita saudade do meu pai querido, que tão cedo foi morar perto das estrelas!

Guillaume com Adriano. Ele contou que lê em francês para o filho, fazendo a tradução simultânea das histórias e que, muitas vezes, Adriano é que decide o ritmo da leitura, vira páginas, pula outras... Um leitor que sabe muito bem os seus direitos!

Alexandre é exemplo de dedicação, está sempre presente, distribuindo sorrisos e simpatia. Arthur e André são o orgulho do pai coruja!

É emocionante presenciar momentos assim: os pais se fazendo pequenos pra entrar no mundo dos filhos e com livros ao redor, este mundo ganha mais cor, mais fantasia, mais alegria!

André e Eduardo também dividem leituras. A escolha do livro da semana é uma festa a parte, o pai dá pitaco, tenta influenciar, mas na hora de decidir, são os pequenos que mandam. Dudu sabe que nas páginas dos livros há muito mais do que só histórias!

Maurício é outro que desfruta do "Aletramento Paterno", papai Fábio canta, toca guitarra e, claro, lê com e para o Maurício. E se no caso do aleitamento, por mais que outros se esforcem ele só pode ser mesmo materno, afinal só as mães podem amamentar; o "aletramento" vai além, pode ser paterno, fraterno e de quem quiser experimentar a delícia de partilhar livros e leituras. Nós do Uni duni ler, sabemos muito bem disso!

                         E vejam só a escolha do Maurício para a leitura da semana: Pê de Pai!

Aqui o Maurício e a Luiza exibindo a sacola do Clube com o Felipe que muitas vezes se faz "pai" da Luiza: cuida, brinca, lê pra ela e também ajuda na hora de fazer bagunça! E de arrumar! Ao Uni duni ler e aos pais de todos os cantos, desejo de coração:
                                           
                                                       FELIZ DIA DOS PAIS!

8 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

ALESSANDRA,
É emocionante mesmo! As fotos ficaram ótimas! Linda homenagem
aos pais.

Um feliz dia dos pais para você
e família!
bjs
Cristina Sá
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

Eliziane disse...

Vocês me encantam! Parabéns!
Eliziane
www.gnuinoblogdaeli.blogspot.com

Alessandra Roscoe disse...

Tudo de bom pa você também, Cristina! E muitas histórias e leituras pra partilhar sempre!
Beijoca!

Alessandra Roscoe disse...

Que bom, Elizisne! Volte sempre!
Beijo!

Mara disse...

Amo fazer parte do Uni Duni Ler, Clubinho que me aproxima de maneira tão natural de minha pequena filha. Não vejo a hora de vê-la soletrando as primeiras letrinhas dos livrinhos.

Mara disse...

Parabéns Alessandra pela iniciativa tão bela e rica de criar o Clubinho Uni Duni Ler. A matéria no Correio Braziliense de hoje (21/8)mostra o quão prazeroso é para todos nós pais estimular nossos pequenos a viajar pelo mundo das letras.

Alessandra Roscoe disse...

Mara,
Fico muito feliz por saber que meu sonho é partilhado. A leitura é fonte inesgotável de prazer, alarga horizontes e amplia o imaginário, nosso e de nossos pequenos. Para mim a alegria maior é poder presenciar momentos tão intensos e afetivos entre pais e filhos e tendo o livro como fio condutor de todo o processo. tenho muito orgulho do nosso Uni duni ler!

Mara Nobre disse...

Olá Alessandra!!!

Vi a reportagem do Clube da Leitura no Correio e adorei.Meu nome é Mara e sou estudante do curso de Pedagogia na faculdade Unicesp . Gostaria de um contato ( e-mail) para enviar-lhe um convite.