Hoje, dia da Dica de Leitura de Contos, cantos e encantos, uma surpresa compensadora pra quem como eu enxerga a leitura literária como fonte inesgotável de prazer e descobertas: minha caçula, que desde o ventre partilha comigo leituras, veio de chupeta na boca e com Benjamim debaixo do braço pedir-me para ler a história com ela. Luiza tem dois anos e meio, faz parte de um Clube de Leitura de bebês com os colegas da creche onde estuda e já há um bom tempo escolhe o que quer "ler" sozinha e que livros deseja partilhar, deseja que sejam lidos para ela e com ela!
... nas páginas 22 e 23 com os dedos sobre os peixes desenhados por Thaís Beltrame, como se tocasse num piano, começou a cantarolar: "quem te ensinou a nadar, quem te ensinou a nadar, foi, foi marinheiro, foi o peixinho do mar" e ao perceber que eu havia parado a leitura para ouvi-la cantar, foi incisiva: "pode continuar, mãe, esta é a música da história, eu canto pra você e você lê pra mim, tá bem?" Fiquei emocionada pois na conversa sobre o livro ainda na editora, Ana Célia havia revelado que a intenção era criar com os desenhos uma espécie de partitura musical. Eu precisei da explicação, Luiza, não! Benjamim nem se chama Benjamim de verdade, e já no início da história conta que aprendeu a desvendar " lendas e chuvas que se escondem atrás de poucas letras". São tantas as delicadezas da história que uma só leitura não nos permite encontrar todas. Benjamim encontra uma gata e com ela uma dificuldade, a falta de ar provocada pela asma, mas pleno de fantasia passa a acreditar que a doença desaparecerá quando aprender a desenhar. E são exatamente os traços que o fazem entender as primeiras dificuldades e alegrias. Biagio D'Angelo, o autor do livro consegue de maneira terna e bastante lúdica falar de medos, perdas e superações. Thaís Beltrame não perde a linha poética e tece com a história escrita, outros encantamentos! Biaggio nasceu na Sicília, mas morou em São Paulo e escreveu o texto da história em Português, segundo ele, tomado pela obra de Manoel de Barros, Guimarães Rosa, Ana Maria Machado e Angela-Lago, mestres da nossa literatura!
2 comentários:
Resenha maravilhosa Alessandra. Encanta com nuances de magia, e a paixão que só um livro pode trazer na nossa imaginação. Linda e inspiradora. Obrigada por nos deleitar com palavras tão acalentadoras. Beijos! Lucy
Que lindo, Alessandra. Quando vamos adquirir para o Uni duni ler? Já estou curiosa! bjs.
Postar um comentário