segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FELIT


Foram dois dias muito especiais. Participei da 1ª FELIT - a Feira Literária de São Bernardo do Campo nos dias 02 e 03 últimos, dias em que todos os estandes e toda a programação foram voltados para os mais miúdos: crianças da Educação Infantil de 03 a 05 anos de idade. Fiquei encantada com a organização da Feira e, principalmente, com a qualidade dos pequenos leitores. Em um dos meus encontros com as crianças, na plateia estavam meninos e meninas com dedo na boca, chupeta e olhos grudados nos livros!



 Li onze livros, alguns com texto indicado para faixas etárias mais avançadas e me surpreendi com perguntas atentas. Um garoto de 04 anos pediu o microfone, estava desde o início, turmas entraram e saíram, mas a dele ficou durante 1hora e 20 minutos no espaço em que eu estava lendo e conversando sobre meus livros. Tinha acabado de ler JK, o lobo guará, livro meu em parceria com o ilustrador Jô Oliveira da Editora Melhoramentos em que narro em versos uma fábula sobre a construção de Brasília, e o pequeno Kauã quis o microfone. A pessoa que organizava os encontros levou o microfone e disse: " Pode perguntar!", mas Kauã sem cerimônias emendou: "Eu não quero perguntar, quero só que ela leia de novo a parte em que o lobo não sabe se gosta mais da cidade ou da floresta." Presente maior eu não poderia receber!



  Só posso dizer que é resultado de um trabalho muito sério de incentivo ao prazer de ler. Trabalho que a FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, organizadora da Feira em parceria com o governo de São Bernardo, desenvolve há décadas e que a Secretaria Municipal de Educação e todo o Governo de São Bernardo encampou pra valer. Investir em leitura faz diferença, como fez na FELIT. Não vi um escritor sequer sair de seus encontros com leitores sem o encantamento, sem estar deslumbrado. Passei dois dias na FELIT e observei além da empolgação de todos, o deslumbramento dos pequenos leitores com os livros, a maneira de se sentarem nos estandes para escolherem o que levariam dali. São leitores diferentes, sabem o quanto brincar de ler é maravilhoso!



 A Secretaria de Educação garantiu R$40,00 por aluno matriculado a todas as escolas municipais para a compra de livros na FELIT, livros que os próprios alunos escolheram com apenas o acompanhamento dos professores. Foram mais de 5 milhões de reais investidos, um exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário: