segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dica de Leitura

Desta vez a Dica de Leitura é especial. Ao invés de um vou indicar três livros e outro que está pra chegar nas livrarias até o fim do mês. Todos do escritor Leo Cunha e todos que tratam da relação pai e filho. Leo é poeta de mão cheia, escritor competente, bem humorado e uma pessoa doce, divertida, que fala com a malemolência típica dos mineiros e conta causos como quem respira, sem nenhum esforço. Assim conheci uma das crônicas que integram o tal livro que só chega no fim do mês e por isso resolvi indicá-lo antes mesmo do desembarque nas prateleiras das livrarias e bibliotecas, afinal, não esperam estreia de filme, de seriado e lançamentos de best-sellers? Então, podem anotar aí: O título do livro é "Ninguém me entende nessa casa", do Leo Cunha e sairá pela editora FTD. Reúne crônicas sobre família, entre elas a que me pescou, O Mundo de Arapa, ou Meu pai e o dinossauro, sobre um pai que jurava criar, no quintal de casa, um filhote de dinossauro. Qualquer semelhança com o próprio Leo e seu pai, médico renomado em Minas, mas que vez em sempre tem tiradas maravilhosas e repletas da mais pura fantasia, não terá sido mera coincidência. Confesso que estava remexendo os livros no fim de semana pra montar uma dica especial em homenagem aos pais, li Dez bons conselhos de meu pai, do João Ubaldo, reli Palavra de filho, do Jonas Ribeiro, alguns poemas do Manoel de Barros, revisitei Vários títulos do Bartolomeu Campos de Queirós, mas vou acabar indicando uma tríade super bacana do Leo Cunha Conversa pra boy dormir, com ilustrações do Angelo Abu, da Editora Dimensão

São vários contos sobre as conversas de um pai com seu filho pequeno na hora de dormir. Os dois passeiam por muitos assuntos e,  claro, se aconchegam, resolvem dificuldades, enfrentam medos, ansiedades, mas também brincam, se divertem e costuram uma deliciosa relação plena de afeto e partilha!

A segunda indicação é uma parceria no texto entre o Leo Cunha, o Ricardo Benevides e ainda com a delicadeza das ilustrações do André Neves, um dos mais talentosos ilustradores da nova geração. Era uma vez um reino sonolento é da Editora Record.

 Em ERA UMA VEZ UM REINO SONOLENTO, os autores contam a história de dois reinos com um ritmo muito lento. Leo convida o leitor para viajar pela história de um rei tristonho que proíbe o tempo de passar depois da morte da filha. Relógios estão proibidos, ninguém nasce e ninguém morre. No tal Reino adormecido não acontece muita coisa até que, mesmo sem passar, o tempo aplaca a dor, trazendo uma nova esperança para o rei e sua esposa. Ricardo Benevides,conta a história de um dragão irritado por não ser levado a sério em um reino bem tranqüilo.

A terceira indicação é Em boca fechada não entra estrela, ilustrado por Roger Mello, da Editora Ediouro.
O livro conta a história de uma menina tagarela e muito curiosa. Guta adorava conversar com as estrelas, mas quando é proibida pelos pais de sair de casa à noite, resolve fugir pra não ter que deixar de bater papo com as estrelas. Só não imagina a escuridão que traz para os seus pais com a saída de casa.
Estas são apenas algumas dicas, mas há muitas histórias lindas de pais e filhos na nossa literatura e a sugestão de Contos, cantos e encantos é que no próximo domingo você coloque o seu pai pra dormir, lendo pra ele, na beira da cama, uma história aconchegante! Que tal?

Nenhum comentário: