segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Matéria publicada no Correio Braziliense!

"Canção de ninar

Livro-CD homenageia o Bumba-meu-boi, uma das maiores festas populares do país


                                                                                 Monique Renne/CB/D.A Press

O bebê Luiza inspirou a mãe Alessandra a escrever a história. O pai Orlando fez a música e os irmãos Felipe e Beatriz também colaboraram



Arte de Maurenilson/CB/D.A Press sobre foto de Editora Peirópolis/Divulgação


Era uma vez a história de um bumba meu boi de cara amarela que se apaixonou por uma certa vaca puladeira de janelas. Para o casório, foram convidados o Sapo que não lava o pé, o Pato Pateta, e até a Dona Barata, que foi à festa usando todas as suas sete saias de filó. E o resto agora é cantiga.
Alessandra Roscoe ciranda, cirandou para conseguir contar a sua mais nova história à filha Luiza, que não queria, certa noite, saber de dormir. A mãe contadora de histórias puxou o violão e começou: “Boi, boi, boi…” Mas ela sempre soube que precisaria muito mais do que um animal de cara preta para impressionar os filhos.
Na cantoria em família, o que saiu foi outra coisa. Quem quiser agora pode ler, ver, ouvir e cantar essa nova cantiga de bois, vacas, patos, sapos e baratas que sempre ajudaram a ninar a criançada. Mas nada de criança ou boi dormir ao som folclórico de História pra boi casar, o livro-CD que vai ser lançado neste domingo pela Editora Peirópolis.

A mãe e os pais da história

Alessandra é daquele tipo de mãe igual a qualquer outra. Mas, principalmente, ela é do tipo que conta história. “Eu conto as que os meus filhos pedem para eu contar, as da minha cabeça”. Desde 2006, já se vão dez livros publicados que a escritora “costurou” com Beatriz, 11 anos, Felipe, 8 anos, e, agora, Luiza, de um 1 de idade. História pra boi casar é o terceiro de 2010.
O CD que acompanha o livro traz a cantiga em ritmo do bumba meu boi que ninou Luíza. Mas a vontade que dá não é de dormir, e sim de dançar. Para selar o casamento entre a infância e a cultura popular, o Centro de Tradições Populares de Sobradinho, de Seu Teodoro Freire, gravou especialmente para o livro uma toada que se chama Boi da madeira cravada. Mas e o que aconteceu com o bumba meu boi de cara amarela e a vaca que pula janelas? Ah, os dois, depois dessa festa toda, certamente viveram felizes para sempre.

História pra boi casar

De Alessandra Roscoe

Ilustrações: Mariana Zanetti

Músico: Orlando de Sá


Cavalcante Neto com a participação do Centro de Tradições Populares de Sobradinho Editora Peirópolis 39 páginas R$ 29 "


Correio Braziliense - Super! sábado 31/07/2010


Um comentário:

Ler Para Ser disse...

Olá Alessandra! Adorei seu blog e a iniciativa da campanha por mais incentivo à leitura na tv aberta! Já estou participando e repassando.. =) Parabéns.