terça-feira, 3 de agosto de 2010

Momentos do show de lançamento do livro-cd História pra boi casar em Brasília!


Primeiro foi um frio na barriga, depois o coração em disparada... As luzes se apagaram, os músicos já acordeavam o Boi da cara preta e eu comecei a cantar e contar a história da História pra boi casar, que começou com um acalanto para tentar fazer a Luiza dormir, numa quase madrugada...

Orlando Neto - parceiro nas histórias, na música e na vida ajudou a conceber também o show, tocou violão e garantiu ao lado dos queridíssimos e mais do que talentosos, Oswaldo Amorim Filho (baixo) e Sérgio Morais (flauta) a tranquilidade pra que minhas memórias todas pudessem ser divididas ali no palco com todos os que lotaram os 200 lugares do Teatro Eva Herz na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Brasília.

A beleza do couro de boi confeccionado pelo Centro de Tradições Populares do Bumba-meu-boi de Sobradinho, ou simplesmente, do Boi do Seu Teodoro para os 50 anos de Brasília!

"...É mentira da barata, ela tem é uma só!" Na música que também me inspirou, a barata é inventadeira, mas para o casamento do boi não é que ela apareceu mesmo com as sete saias de filó!

Casamento que aconteceu ao som dos instumentos eruditos, mas também dos pandeiros e matracas do Bumba!

O livro faz uma homenagem à riqueza da nossa cultura popular e homenageia o Bumba-meu-boi e o Centro de Tradições Populares de Sobradinho, que deu brilho à nossa festa, ao nosso livro, à música que o acompanha na bela edição da Peirópolis, ilustrada por Mariana Zanetti

Boi, brincantes, bailantes, pandeirões, matracas e maracas, festa para os olhos e ouvidos!

Difícil foi segurar a emoção! Derramei o mar que Brasília não tem!

História pra boi casar me permitiu ver toda a família envolvida em torno da arte. Luiza foi o começo de tudo, a inspiração. Agora posso dizer que todos em casa são parceiros nas histórias!

Muita honra ter o grande mestre Teodoro Freire, bravo em manter viva a tradição do Bumba do Maranhão há quase meio século em Brasília, ali no teatro e em dia de jogo do Flamengo, paixão tão grande quanto o próprio Boi! Ele o homenageado foi quem me homenageou com sua presença intensa!

Momento dos autógrafos!

Nenhum comentário: