segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Meus dias na 21ª Bienal do Livro de SP

Foram dias de muito trabalho, apresentações, histórias, lançamentos, encontros, conversas com editores, ilustradores, escritores e intensas atividades pelos corredores da Bienal. Fiquei quase uma semana e demorei mais de outra pra conseguir começar a colocar a vida em dia depois de tanto tempo fora. Mas volto cheia de ideias, com muita vontade de escrever mais e mais e de acordar algumas histórias que estavam adormecidas! Primeiro os encontros:
A fofíssima Edy Lima, que tanto embalou meus sonhos nas asas de sua Vaca Voadora. Chegou quietinha, com este sorrisão aí na festa dos 120 anos da Editora Melhoramentos e me contou que estava emocionada de estar ali, lembrando que publicou seu primeiro livro aos 17 anos de idade! Que bom que não parou!

Na companhia da Ruth Rocha e da Tereza Kikuchi

Preciso apresentar? Ele que de ídolo se tornou amigo e companheiro de editora, sempre amável, disposto e fazendo a festa por onde passa! Maurício de Souza irá coordenar em 2013 o estande do Brasil, país homenageado na Feira de Frankfurt, na Alemanha. Tomara que muitos títulos brasileiros sejam traduzidos para o Alemão!

Brindando os 120 anos da Editora Melhoramentos no melhor estilo, repleto boas histórias!

Que turma da pesada! Rimos um bocado!

Na sexta-feira 13, roda de histórias e cantigas no Espaço da Secretaria Municipal de Educação. Falei dos meus livros, do meu trabalho, das oficinas, da campanha pelo "Aletramento Materno" por livros desde a barriga, conversei com alunos e professores, com crianças e pais que passavam e que resolveram ficar e...

Tive a alegria de dividir o bate-papo com a ilustradora Mariana Zanetti, do livro-cd História pra boi casar que publicamos pela editora Peirópolis. Foram horas de muitas trocas e de grande alegria!

Falamos do livro, que surgiu a partir de uma cantiga feita na tentativa de ninar minha filha caçula, do processo de criação meu e dela e de como a vida inspira histórias!

Mariana, com seu jeitinho tímido, não escondeu nada! Falou sobre as ideias que teve para compor as lindas ilustrações feitas com colagens para o livro, que se inspirou em Guimarães Rosa para retratar os momentos da história e mostrou os originais das colagens, uim encanto, ver fora do livro, no tamanho original!

Uma delicadeza, um presente para os olhos de todos nós!

Até as letras foram recortadas e coladas para criar a fonte que só existe no livro! Ah, e o cd com a participação dos músicos do Centro de Tradições Populares do Bumba-meu-boi do seu Teodoro aqui de Brasília e dos amigos instrumentistas de Brasília, Uruguai e Madri também encheu as caixas de som dos corredores da Bienal. Uma emoção à parte!

Alunos que visitavam a Bienal e pararam pra casar o boi da cara amarela com a vaca que pulou a janela quiseram ver tudo bem de perto. Mariana respondeu a todas as perguntas e mostrou como fez o trabalho minucioso das colagens!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alessandra,

Sou a mãe do Nicholas, ou melhor Odim, o aluno do INDI, que recebeu menção honrosa pelo texto no concurso do 26º Fest-Livro.
Ao ouvir você cantar o História para boi casar,lembrei da história que ele escreveu para ser o livro dele este ano. Ele também juntou uma série de personagens para contar a história, inclusive criou um ogro bilé, inspirado no seu jacaré bilé.
Como mãe coruja que sou, compartilho o texto dele:

HISTÓRIAS MISTURADAS E MUITO ATRAPALHADAS


Era uma vez um reino muito distante, onde viviam todas as personagens de histórias.

Havia uma casa que tinha sete anões e um escravo camponês, que se chamava Jofonso.

Jofonso quando pequeno caiu no caldeirão da poção mágica de Panoramix junto com Obelix.

A chefe de todas as personagens era a Bruxa Caolha, que mantinha como prisioneiro numa gaiola Calvin.

Mas o mais esperto de todos era o Jofonso.

Uma noite um lobo, cansado de comer porquinhos e carneirinhos, apareceu e comeu quase todas as pessoas, menos Jofonso que se escondeu dentro do relógio e Calvin que estava preso na gaiola.

Como a bruxa morreu, Jofonso libertou Calvin, pegou toda a riqueza da bruxa e dividiu com Calvin.

Aí eles ficaram milionários e mandavam em todo reino.

Calvin casou com Susie, que era sua inimiga quando criança e teve filhos.

Jofonso casou com a prima da bruxa Cremilda e teve 3 filhos.

Depois de um tempo, o Ogro Bilé apareceu e comeu um dos filhos de Jofonso.

Jofonso (que era muito fornte porque tinha caído no caldeirão da poção de Panoramix) contratou o Capitão Cueca e juntos mataram o Ogro Bilé.

Como ficou muito chateado com a morte de seu filho, Jofonso resolveu pegar a esposa e os dois filhos e partiram para outro planeta no tapete mágico de Aladin.

Abraços,

Ana

Alessandra Roscoe disse...

Ana, Muito bacana a história do Nicholas! Quando o livro ficar pronto vou querer um exemplar autografado!
beijocas pra você e para o seu escritor talentoso!