terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ler, o quanto antes melhor!

O Instituto Pro- Livro, acertou em cheio: o livro é mesmo uma grande viagem...




E viagem que deve começar o quanto antes, de preferência, na fase embrionária da vida! Contar histórias para a barriga, pra mim, foi sempre um hábito e acho que por isso, meus três filhos são apaixonados por livros e por tudo o que envolve o mundo da literatura. Dois deles são meus parceiros e a caçula por enquanto ainda é só inspiração, pois está com apenas um ano, apesar de ser leitora antiga!

Na Bienal, o espaço que mais me encantou foi o da Biblioteca do Bebê, sempre que eu tinha uma folguinha na agenda, passava por lá e fiquei babando todas as vezes, olhando quietinha o mergulho dos mais miúdos. O espaço montado pelo Instituto Alfa e Beto, com apoio da Unesco e da Imprensa Nacional ficou lindo e aconchegante. Eu fiz algumas resenhas para o Guia dos 600 livros para ler antes de entrar na escola, lançado pelo IAB e fico muito feliz de ver que minha ideia sobre o Aletramento Materno, Paterno, Fraterno... Ou seja, sobre o incentivo à leitura desde antes do berço começa a se propagar!

Os bebês curtem cada instante...
Entram pra valer no encanto dos livros e pra quem acha que leitura para bebês é um tatibitati sem fim, ou um simples abandonar de livros nas mãos e bocas dos pequenos, um recado: não é não! Leitura para o bebê é leitura compartilhada, a mãe, o pai, os irmãos, avós e mediadores precisam dividir este prazer com a meninada. Só assim a leitura literária acontece pra valer!

E para nós escritores, nada é mais gratificante do que encontrar num mundo de livros como é a Bienal de SP um leitor, como o Gabriel aí da foto, mergulhado numa de nossas histórias. O Bilé prendeu a atenção do garoto, que ainda não está alfebetizado e outros dois livros meus estavam na mão da Tia Sandra, já na fila de espera. Ganhei o dia, claro!

Nenhum comentário: