segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dica de leitura

A Dica de leitura da semana ainda vem com ares da Feira de Porto Alegre: eu já estava namorando o livro desde que recebi o convite para o lançamento em terras gaúchas e deu certo! Eu estava lá na tarde em que a Marília Pirillo, escritora e ilustradora talentosíssima e amiga das mais queridas, autografafa seu novo filhote literário no Cais do Porto em terras gaúchas. O livro veio na sacola da Feira de POA e já alegrou meu coração ainda no voo de volta pra casa!

O livro tem sabor de amizade das boas, como esta que a Literatura me deu de presente! Marília e eu na Cais do Porto em Porto Alegre

                                                                              
  Um fio de amizade teve que esperar uns dias pra virar esta Dica muito especial. O livro escrito e ilustrado pela Marília foi publicado pela Lafonte Júnior e conta uma história deliciosa sobre dois vizinhos com uma cidade barulhenta no meio que inventam um jeito bem criativo de se aproximar! Um fio de amizade tem a delicadeza do próprio sentimento! Seja nas palavras ou nos traços e cores, Marília nos amarra e nos embala. Em tempos de comunicação pra lá de acelerada, celulares, redes sociais, redes sem fio e inúmeras facilidades tecnológicas, as crianças da história descobrem, depois de várias tentativas frustradas, uma forma divertida de conversar: por bilhetes amarrados em barbantes com pregadores de roupa que vão e voltam pela janela de cada um, uma engrenagem simples e plena de infância. Um fio de amizade é poesia pura! Marília contou em seu blog : Firulas, ilustrações e divagações que demorou seis anos pra fazer nascer a história! só posso dizer que valeu a espera! Só quem não pode esperar mais é o leitor atento para o que se produz de bom na nossa Literatura Infantil. a hora é de buscar este fio e se emaranhar nele! Eu estou completamente envolvida com tudo no livro, deu saudade das cartas, dos amigos de papel, dos bilhetinhos trocados em sala de aula e até de um vizinho incrível que eu tive na infância que morava no andar de cima e amarrava surpresas num barbante porque sabia que no apartamento de baixo moravam duas crianças - eu e minha irmã! eram balas, origamis e bonecos. Uma festa! Nós achávamos que éramos vizinhas de algum mago ou duende e amarrávamos desenhos e cartinhas na ponta do barbante que sempre era puxado de volta. Quando crescemos e descobrimos que era só o vizinho de cima que adorava nos agradar, chegamos a ficar decepcionadas!

                                                                      

Nenhum comentário: