quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Frente Parlamentar da Leitura comemora na Câmara o Dia Nacional do Livro

Pela primeira vez, deputados e senadores decidiram juntar forças e brigar pelas políticas públicas de incentivo à Leitura. O Dia Nacional do Livro, comemorado hoje, 29/10 será lembrado no Congresso Nacional com um seminário e vários debates. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, presidiu a cerimônia de abertura do I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. À noite (20h), em São Paulo, participa da entrega do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, na Casa Fasano Itaim (Rua Leopoldo Couto Magalhães, nº 912).
O Seminário pretende com parlamentares e intelectuais do setor livreiro, a criação do Fundo Pró-Leitura - forma de financiamento das ações previstas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) -, e a formatação desse novo incentivo à leitura no país.
Também participam do encontro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, o senador Cristovam Buarque e a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Rosely Boschini.
Na programação, três mesas de debates. A primeira, sobre a evolução das políticas públicas de incentivo ao livro e à leitura no Brasil, presidida pelo senador Cristovam Buarque e com as participações do jornalista Laurentino Gomes, autor do livro 1808; do professor Anibal Bragança, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e do professor José Castilho, secretário executivo do PNLL.
O segundo debate será dedicado à criação do Fundo Pró-Leitura e, a terceira e última mesa, apresentará os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que traz os mais recentes estudos relacionados aos índices de leitura em todo o país.

Nenhum comentário: