segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A dica de Leitura de hoje se multiplica para festejar o Dia Nacional do Livro, comemorado esta semana!

Conforme o prometido, a dica de hoje vem recheada de algumas indicações:

Quando a Vergonha Bate Asas - Do querido Jonas Ribeiro e ilustrado pela Simone Matias - uma deliciosa história de um menino que fazia poesia escondido e decide mandar a vergonha pra bem longe e participar de um sarau na escola. O livro é da editora Elementar e pode ser comprado pela Internet.
E falando em poesia separei dois livros que adoro, os dois da editora Global: Poesia em 4 Tempos de Marina Colasanti, ilustrado por Claudia Furnari e o delicado: Sapato Furado, de Mário Quintana com lindas ilustrações do também queridíssimo André Neves.
Caixinha de Música, com poemas de Roseana Murray, musicados por Guga Murray e com ilustrações de Sérgio Magalhães, da editora Manati é outro presente para o deleite de qualquer leitor.
O que dizer então de um livro sobre a história de um menino chamado Eraumavêz que resolve sair por aí mudando histórias e contos de fadas? Pois é isso o que nos oferece Eraumavêz e o Espelho Mágico, de Tom Figueiredo e Edmar Salles, da Berlendis e Vertecchia Editores. No primeiro livro da série de aventuras vividas por este menino que está na primeira página de todas as histórias ele resolve alterar o rumo das coisas no conhecido clássico da Branca de Neve e se mete numa divertida confusão!
Tem ainda filosofia para os pequenos no Brincar de Pensar com Histórias, de Irene de Püig e Angélica Sátiro. Ilustrado por Bjarne Norking, o livro publicado pela Callis estimula o pensar, as reflexões partindo de histórias e personagens conhecidos como o Polergarzinho, Saci-Pererê, Aladim, A Bela Adormecida e outros menos conhecidos como a Galinha Lina que pensa que o mundo está despencando em sua cabeça.
E já que entramos no terreno dos bichos maluquinhos dou a dica de meu mais recente livro: O Jacaré Bilé, ilustrado por Ítalo Cajueiro, publicado pela Biruta. Bilé é um jacaré nordestino que vive em um açude no sertão do Ceará e passa o dia inteiro dormindo por ficar a noite toda acordado tentando engolir a lua que ele jura ser uma tapioca gigante esquecida no céu. Um coelho sabido tenta fazê-lo entender que a lua não é tapioca, mas ele que vive bilé durante o dia, não quer saber de dar ouvidos ao coelho. A história mostra a diversidade da cultura regional e tem um fim inesperado.
E como tudo que é bom acaba também, encerro a dica especial de hoje com a novíssima edição de Pippi, Meialonga, da Companhia das Letrinhas. O livro é um clássico da sueca Astrid Lindgren, publicado pela primeira vez em 1946 e que, desde então, encanta várias gerações, virou filme, exibido em algumas capitais brasileiras este ano no Festival Internacional de Cinema Infantil e foi traduzido para mais de 70 países. Pra quem ainda não conhece a menina dos cabelos vermelhos e dos sapatos enormes, dona de uma força descomunal e cheia de aventuras e desafios, a nova edição com capa dura é uma bela oportunidade!
Divirtam-se e comemorem na próxima quarta-feira o Dia Nacional do Livro!

Nenhum comentário: