sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Um dia pra lá de especial!



O primeiro compromisso agendado da nossa celebração do Dia Internacional da Doação de Livro Infantil 14/02/2013 estava marcado para às 8h30 da manhã no Parque Ana Lídia, mas a libertação de livros começou bem antes. Em casa Felipe e Bia que estariam o dia todo em aulas quiseram participar. Os dois são parceiros na Literatura e autografaram nossos livros, que eles fizeram questão de abandonar perto da escola.

Luiza, participou da manhã de atividades, no caminho para o parque ajudou a liberar os livros, este foi escolha dela: Sapo a passo de Laurent Cardon, Editora Biruta, deixado num posto de saúde, com a cartinha que foi em todos os livros da campanha avisando que aquele não era um livro perdido e sim um livro achado!

No parque, chegamos antes da hora marcada e fomos espalhar livros também:

Um rio de muitas cores de Lúcia Hiratsuka, pra matar a sede de boas leituras, no bebedouro do Parque...
                                              Viva Voz do Leo Cunha, num orelhão...

                                                ... e Filhote de vento num ponto de ônibus!

                                                                           Fotos de Vivi Manzur

No Parque Ana Lídia, teve pé de livros, Luiza brincando de esconde-esconde com o Telefone sem fio do Ilan Brenman e do Renato Moricone e teve também revezamento de soltura de livros...
Nós, em nome do Uni duni Ler, o clube de bebês leitores, https://www.facebook.com/UniduniLerclubedebebesleitores Silvana Kroenenberg, do Cuca de Gente Miúda, http://cucadegentemiuda.com e a Raquel Fuzaro, da Feira de Troca de Brinquedos, https://www.facebook.com/1aFeiraDeTrocaDeBrinquedosDeBrasilia, juntamos forças e afinidades para promover o International Book Giving Day https://www.facebook.com/BookGivingDay em Brasília.
                                                                       Foto de Vivi Manzur
Teve história lida em voz alta...

                                                                            Foto de Vivi Manzur

História achada no meio da brincadeira...


         Foto de Vivi Manzur
                                         
 E teve livro servindo de alimento para a fantasia...

                                   Foto de Vivi Manzur

Em cada livro libertado pela cidade, além da dedicatória, um pedido: "deixe-me em um lugar onde outro alguém possa me achar"! Tivemos, pela manhã, a presença de várias crianças, das escritoras Cássia Rosso e Maria Célia Madureira; da super talentosa Vivi Manzur, http://produzirfoto.com.br/vivieluiz/blog/2013/02/14/hoje-e-dia-de-dar-e-ganhar-livros/ que fez algumas das mais belas fotos do evento e da Adriana, do Portal da Infância da EBC que fez matérias incríveis sobre as ações: http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2013/02/continua-a-campanha-pela-doacao-de-livros


Antes do segundo compromisso do dia, o encontro com os moradores da Vila Planalto, parada em mais um Posto de Saúde e desta vez, Deu rato na pediatria! O livro das escritoras Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves, Deu rato na Biblioteca, foi parar na sala de triagem da ala infantil do Posto!


Na Vila Planalto a praça ainda estava com a tenda do Carnaval e aí a folia foi das histórias eu, Maria Célia e Silvana nos revezamos para ler e contar histórias. Depois de ouvi-las as crianças escolheram livros.
                         Mas nem esperaram chegar em casa pra se deliciar com as leituras...

O dia terminou com um inusitado "panelaço" literário, bem diferente daqueles de protesto que a Capital Federal está acostumada a acompanhar. em plena Rodoviária do Plano Piloto o barulho foi para distribuir mais livros...
                                      ...Mais histórias, com as meninas do Cuca de Gente Miúda...
                                               ... Brincadeiras!

Nossa recompensa? Um dia inesquecível e...


                                                        ... muitas carinhas felizes!

Agradecemos a todos que embarcaram nessa ideia com a gente, que doaram livros e em especial aos apoiadores: Livraria Cultura, Arco-iris Distribuidora de Livros, La Boulangerie, Pão Dourado! E que todo dia seja dia de libertar um livro!

Nenhum comentário: