sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Matéria da EBC sobre o Dia de doar livros


14 de fevereiro é o dia Internacional da Doação de Livros - EBC
O mundo inteiro vai comemorar, no dia 14, um dia diferente e especial. Dia de doar, trocar e compartilhar livros. Essa é a proposta do International Book Giving Day. A mobilização mundial é para incentivar o hábito da leitura, promover a sustentabilidade e questionar o consumismo.
Por isso, não se assuste se encontrar livros espalhados por sua cidade nesse dia e nos próximos. A pretensão é que a ideia perdure e se incorpore à cultura da população. As sugestões são várias:
- dar um livro para um amigo, uma criança, um parente;
- deixar um livro em uma sala de espera;
- doar livros a orfanatos, hospitais, abrigos, ongs, escolas especiais e bibliotecas comunitárias
O Uni duni Ler - Clube dos Bebês Leitores, o Cuca de Gente Miúda e a Feria de Troca de Brinquedos são parceiros do projeto no Distrito Federal. Em Brasília, a festa vai começar cedo, às 8h30 no Parque da Cidade. Quem for lá no parquinho Ana Lídia pode levar livros para doar e pegar outros em troca. Alguns vão ficar espalhados pelo parque com dedicatórias específicas do projeto para quem quiser pegar. Depois, às 15h, os organizadores vão para a Vila Planalto, onde haverá contação de histórias, música e nova troca de livros, além de livros livres propositalmente abandonados. No fim da tarde, 17h, o troca-troca vai ser na Rodoviária do Plano Piloto.
- ou pode participar do movimento pela internet. Todas as fotos e histórias pessoais compartilhadas com os organizadores do movimento ficarão disponíveis nas páginas da organização e nos blogs parceitos de 21 de fevereiro até 21 de março de 2013. Por isso, espalhe a ideia no seu blog / twitter /Facebook / flickr /Instagram / Pinterest / Google + entre outros...
- Inscreva-se na página da ação
- Twitter: seguir @bookgivingday e/ou usar #giveabook, #IBGD[local] (por exemplo, #IBGDJaguarao)
- Instagram: compartilhe os livros que irá doar, a ação em si, mostre como você está espalhando essa ideia e acompanhe o que os outros estão fazendo também, usando #giveabook
- E-mail: Mande fotos para amy.broadmoore@gmail.com. Ela é a idealizadora do projeto e vai compartilhar no Face e em outras redes sociais.
- Blog: escreva um post descrevendo como comemorou a data, sua experiência pessoal, uma foto etc. No dia 21 de fevereiro, ou logo depois, coloque o link do seu post no blog Kids Indoors (representante do projeto no Brasil), ou a qualquer um do blogs dos voluntários participantes:
My Book Corner, da Austrália
Playing by the Book, do Reino Unido
Mommy Labs, da Índia
Gathering Books, de Cingapura
Try Curiosity, da Hungria
Sharpread, dos Estados Unidos
My Best Friends Are Books, da Nova Zelândia
Jojoebi Designs, do Japão
Toddler Approved, dos Estados Unidos
se7en, da África do Sul
Asia in the Heart, das Filipinas
Delightful Children’s Books, dos Estados Unidos
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário: