segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dica de Leitura


Há dias que começam diminutos e vão ganhando o seu sustenido pelas surpresas que nos reservam, pelas alegrias que batem à porta! Assim começou o meu fim de semana com uma deliciosa surpresa vinda de longe de uma amiga ainda virtual, mas que divide comigo infinitas afinidades. No fim da tarde da sexta-feira, recebi pelo Correio o livro A ervilha que não era torta... mas deixou uma princesa assim, escrito por Maria Amália Camargo e ilustrado pela Ionit Zilberman, com publicação da Caramelo. Foi presente da própria Maria Amália. Temos amigos em comum, paixões literárias em comum e ainda não batemos uma o olho na outra por pura falta de sorte. Adoro os livros e escritos dela em seu blog tão cheios de bom humor e inteligência, aliás, quem ainda não conhece o blog Na contramão do pelo contrário, não sabe o que está perdendo. Aproveito pra encurtar esta distância, quem quiser se deliciar com as divertidas descobertas da Maria Amélia blogueira só precisa clicar AQUI!
Mas voltando ao livro, eu simplesamente não resisti! Abri o envelope e em pé mesmo, ainda no jardim, assim que fechei o portão de casa, comecei a ler. Ainda tinha a luz do fim de tarde e resolvi sentar na grama embaixo do Flamboyant que enfeita a frente da minha casa e curtir cada palavra, cada textura, cada detalhe do livro. A princesa e a ervilha é mais uma das tantas histórias clássicas que povoam o imaginário de crianças e adultos no mundo todo. Escrita originalmente por Hans Christian Andersen, ganhou versões e adaptações inúmeras, mas conseguiu me surpreender outra vez neste reconto. O texto cheio de brincadeiras e espirituosidade refinada parece desenhado e faz rir, faz pensar, nos faz gostar ainda mais da história imortalizada por Andersen. As ilustrações são uma festa à parte, ora com muitas cores, ora com colagens e sempre com muita inventividade. O livro tem capa dura e um projeto gráfico muito caprichado. A versão é pra lá de divertida e simplesmente nos apresenta uma princesa muito mais autêntica que a da história original. Emília Ercília não dorme bem com a ervilha embaixo dos 50 colchões e edredons e lençóis e fica pior ainda quando é levada pra conhecer o príncipe com quem a rainha, mãe dele, é claro, gostaria que se casasse. Não vou falar mais nada pra não estragar a leitura! Fica  como dica de leitura da semana! 


Um comentário:

Luciana Monteiro Almeida Juliano disse...

Oi Alessandra, quero te agradecer os teus livros autografados.Fiquei muito feliz sou uma admiradora do teu trabalho. Coloquei no meu blog um comentário. Te peço desculpas, por não ter respondido teu e-mail, estava atrapalhada terminando meu TCC.
Assim que fizer o trabalho com as crianças irei contar as tuas histórias.Te envio as fotos e vou colocar no meu blog.
Um beijo,
Luciana Juliano