quarta-feira, 15 de junho de 2011

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens 2011 Rio de Janeiro



Cheguei à cidade maravilhosa pouco depois do meio-dia, da sexta-feira dia 10/06 e do Aeroporto Santos Dumont, fui direto para o Centro de Convenções SulAmérica no centro da cidade. Meu primeiro encontro com os leitores estava marcado para às 14 horas...
De casa nova, o Salão  já estava animado há alguns dias!

Primeira parada: Biblioteca para jovens. A conversa na companhia da escritora carioca, Sandra Pina, foi sobre Mitos Urbanos. Nós duas participamos da coletânea organizada pela editora Mundo Mirim, com outros três escritores: Adriano Messias, Celso Sisto e Rosana Rios,  sobre as histórias que nascem nas grandes cidades, às vezes inspiradas em acontecimentos reais, se propagam cheias de fantasia e mistério  e ganham ares de lendas, de mitos urbanos.

A meninada muito interessada, conversou sobre os mitos, perguntou sobre a inspiração para escrevermos nossos contos e quis saber detalhes de como nossas histórias viram histórias...
Falei da mistura de realidade e ficção que sempre permeia o meu trabalho e contei que meu conto no livro nasceu de uma entrevista que fiz no início de minha carreira como jornalista. Naquela época eu nem imaginava que um dia escreveria sobre o personagem que ficou famoso na Brasília dos anos 60 e 70, o funcionário responsável por cuidar da grama nas quadras da nova capital!

Foi um bate-papo adorável. Sandra contou que para escrever o seu conto, também mergulhou nas lembranças e na história da construção da ponte Rio- Niterói. Já cheguei bem ao Salão do Rio, com uma turma pra lá de animada e na companhia bacana da Sandra!

4 comentários:

Haile disse...

Gostei muito da palestra. Eu que sou escritor (por enquanto amador), tenho muita curiosidade em saber das histórias dos escritores mais experientes, e foi isso que você fez por mim, matou minha curiosidade.
=)
Muito obrigado Alessandra. E espero um dia estar no mesmo nível que você.
abraços Haile do Nascimento
p.s.: eu sou o sujeito de amarelo olhando para baixo em uma das fotos

Anônimo disse...

Oi Alessandra, sou Maria Eduarda!
Adorei o livro Jacaré Bilé!
Estou com saudades do nosso bate-papo.
Estive com você no dia 13/06 na feira!
Beijãoooo!!!!!

Alessandra Roscoe disse...

Haile,
Não vi nas fotos ninguém de amarelo, mas gostei muito do encontro também1 tomara que possamos nos encontrar outras vezes e que os livros meus e seus sejam os condutores! sucesso pra voc~e e obrigada pelo seu carinho!

Alessandra Roscoe disse...

Querida maria Edurarda!
Eu também adorei nossa conversa, achei você o máximo, super descolada, interessada e sabida!
Sua foto está na postagem de hoje!
Super beijo e volte sempre!