quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quando ler é uma festa!

Na creche onde minha caçula estuda e onde os mais velhos já estudaram as crianças entram no berçário, com poucos meses e seguem com a mesma turma até o fim da educação infantil. Claro que quando completam 5, 6 anos e precisam mudar de escola estão super ligados afetivamente. aprendem juntos os primeiros passos, as descobertas, os sabores e ficam bem amigos. Os pais também, como não podia deixar de ser. os laços estabelecidos por conta da creche são tão intensos que não se desfazem nem mesmo depois que as crianças vão para escolas diferentes. Ano passado, por sugestão de alguns dos pais do berçário, começamos, incentivados pela lista dos 30 melhores livros infantis publicada pela Revista Crescer da Editora Globo, a desenhar um clube de leitura. A ideia era juntar pais interessados em adquirir todos os títulos indicados e fazer uma ciranda com os livros. Chegamos a marcar alguns encontros, trocar livros e impressões sobre eles, mas o Clube não decolou. Este ano, antes mesmo da divulgação da lista dos 30 Melhores Livros Infantis de 2011, o Clube já estava a todo vapor, formado por 15 famílias, todas com crianças na creche e com trocas de livros ( os da lista de 2010) semanais. percebemos que a dificuldade seria encaixar mais compromissos na rotina corrida de todos e estabelecemos que as trocas ocorreriam sempre nos horários em que estamos na creche. Deu certo e conseguimos até realizar um encontro festivo super bacana! 
As trocas de livro ocorrem sempre às terças-feiras, mas o encontro foi numa manhã de sábado no Jardim Botânico de Brasília. Até coleguinhas que saíram da creche apareceram pra matar as saudades!

A meninada ouviu leituras e histórias...

Brincou de ler sem mediação de ninguém...

                                                 Fez festa para os livros todos...

Abraçou os preferidos...

... e se esbaldou pra valer. Teve criança contando história que leu em casa e indicando as próximas leituras, não é Maurício?

E como o dia estava lindo, depois das histórias e do piquenique coletivo ainda deu tempo pra colocar em prática a fantasia das histórias partilhadas com as leituras e...

brincar...

                                                      ... passear...

                                             ... andar de mão dada...

                                           ... e descobrir novos caminhos. Enfim pais e crianças experimentaram uma manhã descontraída com sabor de brincadeira e imaginação! Agora o Clube se organiza para comprar os 30 livros da lista nova e incrementar a Ciranda de Leitura. Os que não puderam participar do encontro festivo já pedem mais um e a confusão da escolha dos livros na Creche, que é feita pelas próprias crianças, fez surgir pelo menos mais um Clube como o nosso, mas da turma maior, os formandos de 2011, que já decidiram até o tema da festa de formatura, uma noite do pijama recheada de leituras e histórias! Adorei!

Um comentário:

AlexandreAR disse...

O encontro parece ter sido ótimo. Perdemos o primeiro, mas não perderemos o segundo. Abs., Alexandre.