terça-feira, 7 de junho de 2011

Salão de Ideias na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Passei o último fim de semana no interior de São Paulo. Fui para a 11ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto , considerada a segunda maior feira em praça aberta do país, só perde para a Feira de Porto Alegre que é a maior da América Latina.
O Salão de Ideias é uma conversa mediada por um apresentador em que os escritores falam de seus livros de seus trabalhos e conversam com o público. Eu tive a felicidade de ter como mediadora a Fernanda, que me presenteou com seu carinho e sua simpatia!

 Bagunceira que sou, fui logo quebrando o clima formal de "entrevista muito séria"! Falei da carreira jornalística, pois trabalhei como repórter durante quase dois anos na EPTV, afiliada da Globo em Ribeirão e de como a maternidade quase me fez trocar de vez o jornalismo pela Literatura Infantil. Contei a história da história do primeiro livro: minha parceira inicial com a filhota Beatriz e pude exibir trechos do filme de animação feito a partir do nosso livro de estreia: A Menina que pescava estrelas. Infelizmente o curta de Ítalo Cajueiro, com trilha sonora de Tavinho Moura não passou inteiro. Problemas no equipamento deixaram o público sem conhecer o final do filme, mas o bate- papo gostoso seguiu adiante com leituras...
...contação de histórias...

... graúdos e miúdos se divertindo e brincando de experimentar a palavra de várias formas comigo!

                                                            Contei e cantei histórias...

Conheci novos amigos e novos leitores, como a Marina, do 6º ano que foi a apresentadora mirim do meu Salão. Todos os eventos na Feira de Ribeirão, são apresentados por estudantes da Rede Estadual de Ensino, muito bacana!

Na narrativa cantada do livro História pra boi casar, ilustrado por Mariana Zanetti, da Editora Peirópolis, tive até coro da meninada!

E o boi da cara amarela que fugiu pra casar com a vaca que pulou a janela, decidiu passar a Lua de mel num jardim Encantado... Mas encantada, fiquei eu com tanto carinho que recebi. Senti-me outra vez acolhida em Ribeirão Preto.

A história da Maldição dos Graminhas, meu conto na coletânea de Mitos Urbanos que divido com Adriano Messias ( BH), Celso Sisto ( POA), Rosana Rios ( SP) e Sandra Pina (RJ), ilustrada por Alexandre Santos (SP) e organizada pela Editora Mundo Mirim, fez sucesso por lá.

Como A menina que pescava estrelas e História pra boi casar. O encontro com os leitores de Ribeirão Preto no Salão de Ideias durou quase 2 horas e depois ainda pude conhecer um pouco mais de alguns deles no momento dos autógrafos. Foi maravilhoso voltar a Ribeirão depois de tanto tempo, mas estou certa de que não demorarei outros 16 anos para retornar, podem ter certeza!

Um comentário:

Editora Vida & Consciência disse...

Olá Alessandra! Somos da Editora Vida & Consciência e gostaríamos de saber como é o esquema de parceria do blog Contos, Cantos e Encantos com editoras. Se há a possibilidade de enviarmos nossos livros para divulgação e sorteio entre seus leitores. Temos autores em diversas categorias, incluindo infantojuvenil, com destaque para o lançamento “O Xamado”, da autora Laura Bergallo, e a Coleção Feras Futebol Clube, de Joachim Massanek & Jam Birck, composta de 13 livros. Caso seja possível, por favor, entre em contato pelo email roberta.clemente@vidaeconsciencia.com.br
Caso queira nos conhecer melhor, segue nosso site: www.vidaeconsciencia.com.br
Obrigada,
Equipe Vida & Consciência