quarta-feira, 22 de junho de 2011

Clube de Leitura dando o que falar!

Matéria no site da Revista Crescer sobre o nosso Clube de Leitura!

 

Clube de leitura: você já pensou em criar um?

Em Brasília, 15 pais se reúnem semanalmente para trocar livros infantis e contar novas histórias para seus filhos

Bruna Menegueço

 Shutterstock
Tudo começou no ano passado quando a jornalista e escritora Alessandra Roscoe, mãe de Beatriz, 12, Felipe, 8 e Luisa, 5, sugeriu entre os pais dos amigos da escola da Luisa, em Brasília, que trocassem livros entre eles. Ela usou a Lista dos 30 Melhores Livros 2010 para ajudar na escolha. Dos 30, Alessandra tinha 23. Aos poucos, os outros pais foram comprando o que faltava.

Agora, o grupo cresceu e o clube precisou se organizar. Os encontros acontecem todas as terças-feiras na escola, entre 18h30 e 19h30, horário em que os pais vão buscar as crianças. Quando a nova Lista dos 30 Melhores Livros 2011 foi publicada, eles decidiram se dividir para comprar as indicações. “Como são 15 pais, cada um vai comprar dois livros e assim, já temos 30 semanas de novas histórias garantidas”, conta Renata Cabral, mãe de Duda, 9 anos, e Isabella, 3, e uma das integrantes do clube.

A hora da escolha da semana é uma bagunça. “Os livros são dispostos e as crianças começam a olhar, folheiam, conversem entre si, falam sobre as histórias e as ilustrações”, conta Alessandra. Às vezes, elas querem continuar com o mesmo livro por mais de uma semana. “Então, temos que explicar que os livros têm que circular. Outra criança precisa conhecer aquela história”, completa.

Eventualmente, o grupo, composto por mais de 15 pais e 30 crianças, se reúne no fim de semana em um lugar diferente. “O último encontro foi no Jardim Botânico, aqui de Brasília. Trocamos experiências sobre as leituras com outros pais, fizemos uma contação de história e um piquenique comunitário”, diz Renata.

O Clube deu tão certo que alguns pais já estão se organizando para criar o segundo clube de leitura. Enquanto isso, o primeiro está em busca de um nome. Brincar de Ler, Cresci Lendo, Bamboler são algumas das opções, mas tudo indica que o campeão será Uni Duni Ler. Que tal você aproveitar e criar um clube aí no seu prédio ou na escola do seu filho?

2 comentários:

Silvana disse...

SUPER bacana, Alessandra! Vc já tinha postado sobre o clube antes e eu achei uma ideia maravilhosa. Parabéns pela iniciativa. Espero que o clube continue crescendo e se multiplicando. A criançada só tem a ganhar! Um abraço carinhoso,
Silvana

Alessandra Roscoe disse...

Silvana, estamos muito felizes, as crianças têm curtido bastante as histórias, os livros, as leituras. Em breve postarei novas fotos.
Beijocas ppra você!